Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Centro de Educação realiza duas sessões solenes de colação de grau com 104 novos profissionais da educação



O Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou, no dia 23 de agosto, duas sessões solenes de colação de grau no Centro de Convenções. Ao todo, 104 formandos receberam seus diplomas em cerimônias marcadas pela emoção, pela defesa da educação pública e pela valorização da docência.

Sessão 1 – 15h: Cursos de Educação Especial Diurno e Pedagogia Diurno e Noturno

A primeira solenidade ocorreu às 15h, reunindo 39 formandos: 1 de Educação Especial – Diurno, 8 de Pedagogia – Noturno e 30 de Pedagogia – Diurno. A mesa foi presidida pela vice-reitora Marta Adaime, acompanhada da diretora do Centro de Educação, professora Marilene Dalla Corte.

Os oradores da tarde, Mylena da Silveira e Renan Bieger da Silva, guiaram os presentes em uma jornada simbólica pelo “mundo que só os livros podem nos proporcionar”. Eles descreveram a trajetória acadêmica como um “livro que escrevemos a muitas mãos, com margens rabiscadas de sonhos, lágrimas e sorrisos”. Milena e Renan destacaram que a Pedagogia ensina que “cada criança que encontramos é também um livro” e que a missão do educador é “ler com sensibilidade, respeitar suas histórias e sempre que possível ajudar a protagonizar a escrita de novos caminhos”. Enfatizaram que educar “não se restringe a transmitir palavras, mas despertar sentidos, dar voz, abrir espaço para que cada sujeito possa ser autor e autor da sua própria história”. A resiliência dos formandos foi evidente ao mencionarem os desafios como a “pandemia da Covid-19, a greve, as enchentes, o surto de rotavírus”. Eles concluíram desejando que “nunca nos falte coragem para reescrever narrativas reais. Que nunca nos falte tinta para registrar esperança. E que nunca nos falte afeto”, reforçando que “a educação é a mais bela obra coletiva da humanidade”. Renan, ao se referir à sua turma, expressou que “a pequena quantidade numérica absolutamente não é referência para garantir a potencialidade magnífica que nossa turma representa”. A oradora Milena ainda leu um poema de Raquel da Silva dos Santos, que incluiu a frase de Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção”.

Mylena da Silveira
Renan Bieger da Silva
Regina Ehlers Bathelt

A Professora Regina Ehlers Bathelt, paraninfa da turma de Pedagogia Noturno e patronesse da Pedagogia Diurno, expressou “honra” ao compartilhar reflexões nesse “momento de transição da vida acadêmica de graduação a professores de profissão”. Ela definiu “comemorar” como “lembrar juntos” e destacou a “longa jornada de 3.200 horas curriculares de esforço diário”. A paraninfa salientou que a formação foi “mais do que formação técnica para alfabetizar ou acadêmica para pesquisar. Foi um convívio humano cultural”, incluindo 400 horas de estágio em escolas. Ela fez questão de diferenciar: “Eles não são pais e mães, eles são profissionais, eles não são tias e tios, eles são professores e professoras e como tal devem ser respeitados e reconhecidos”. A professora Regina reforçou o “compromisso ético com a educação”, com os “direitos humanos na escola, na rua, em casa” e com o “crescimento e a transformação social, o desenvolvimento do nosso país”, afirmando categoricamente que “Soberania não se negocia”. Ela desafiou os novos educadores para o século XXI a “tornar a matemática tão lúdica e divertida quanto um Jogo de imagem e ação… E tão saborosa e cotidiana quanto o arroz com feijão”.

A Diretora do Centro de Educação, Professora Marilene Gabriel da La Corte, parabenizou os formandos e os incentivou a “compreendam a profissão a partir de um novo leque”. Reconheceu que a profissão é “pouco valorizada em termos de prestígio, em termos de salário, em termos de plano de carreira”, mas manifestou “o nosso orgulho, da nossa satisfação de estar formando essa turma de 40 profissionais que estão aí qualificados e qualificadas para o mercado de trabalho e que certamente vão fazer a diferença”. A Vice-Reitora da UFSM, Professora Marta Adaime, compartilhou uma inspiração pessoal e enfatizou que “UFSM é amor” e que o trabalho de todos na instituição é feito “com muito amor”. Destacou que a UFSM é “top 10” no país e que “a educação transforma, transforma vidas”, incentivando os formandos a “transformar todos os desafios que vocês vão encontrar, as barreiras, em pontes” para construir a “independência e a soberania da nação”. A Vice-Reitora pediu que os egressos “Defendam esta universidade que deu a chancela no diploma de vocês”, lembrando que a UFSM é “totalmente gratuita, sim, e de qualidade, sim”.

Marilene Dalla Corte
Marta Adaime

Sessão Vespertina (19h): 65 Novos Professores para a Educação Profissional

A segunda sessão do dia, realizada às 19h, foi dedicada à colação de grau integrada da 29ª turma do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para Educação Profissional presencial (PEG presencial) e da 4ª turma na modalidade a distância (PEG EAD), totalizando 65 novos professores. O evento foi presidido pelo Vice-Diretor do Centro de Educação, Professor José Iran Ribeiro.

As oradoras Elizandra Rodrigues Tatsch e Lessana de Moura Gonçalves destacaram o PEG como “um divisor de águas” onde, além de conhecimentos, desenvolveram “um olhar mais humano para a educação”. Para elas, o programa foi onde “o saber técnico encontrou o saber sensível”, e aprenderam que “ensinar é antes de tudo tocar vidas com empatia, respeito e escuta”. Agradeceram aos professores, que foram “mais do que transmissores de conteúdo”, sendo “referências, espelho e inspiração”, e por “não apenas nos ensinar a ensinar, mas por nos ensinar a cuidar”. O diploma recebido, segundo elas, “carrega a esperança de que a educação pode sim ser mais justa inclusiva e transformadora”, e os formandos assumem o “compromisso… de seguir ensinando com o coração aberto com a mente inquieta e com os pés firmes na realidade mas com os olhos voltados para os sonhos”. Mencionaram os grandes desafios enfrentados, como a “maior enchente do estado”, a “paralisação e por fim a trágica perda de colegas”, e agradeceram pela “força e resiliência” e pelo apoio mútuo. 

Lessana de Moura Gonçalves
Elizandra Rodrigues Tatsch
Darcieli Lima Ramos

A Professora Darciele Lima Ramos, paraninfa da turma EAD, considerou o dia a “consolidação de um sonho… de transformar vidas de acreditar no poder libertador da educação”. Descreveu a profissão de educador como “desafiadora”, exigindo “sensibilidade a compaixão”. Usou uma bela metáfora, comparando o professor a “plantar árvores cujos frutos muitas vezes não os veremos”, investindo “tempo energia amor em pessoas que talvez nunca nos agradeçam mas que em silêncio levarão um pedaço do que ensinamos para toda a vida”. Enfatizou que “desistir nunca foi uma opção” e que o diploma é “um chamado para serem agentes de transformação para serem a voz que encoraja o olhar que compreende a mão que apoia”. A paraninfa declarou que “a educação é a ferramenta mais poderosa para mudar o mundo e vocês são os guardiões dessa ferramenta”, encorajando-os a fazer de cada sala de aula “um território de esperança”. Sua mensagem final foi um potente “jamais desistir”.

José iran Ribeiro

O Professor José Iran Ribeiro, vice-diretor do Centro de Educação, manifestou o “muito orgulho” da UFSM e do CE pelos 65 novos professores, especialmente em um ano em que a universidade completa 65 anos e o centro, 55 anos. Reconheceu os “tempos não foram fáceis” e o “esforço que foi necessário” para os formandos, que muitas vezes tiveram que “deixar a família” para estudar. Finalizou desejando que “o magistério receba vocês de braços abertos” e que “sejam muito felizes com essa escolha”.

As duas sessões de colação de grau, realizadas no sábado, culminaram em uma celebração marcante da educação e do compromisso com a transformação social. Apesar das particularidades de cada turma – Educação Especial, Pedagogia (diurno e noturno) e o Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para Educação Profissional (PEG presencial e EAD) –, um espírito norteador unificado permeou todos os discursos, reforçando o valor intrínseco da profissão de educador e a missão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Autoridades e homenageados

As cerimônias contaram com a presença de coordenadores(as) de curso, paraninfos(as), patronos(as), docentes e técnicos-administrativos(as) em educação homenageados(as).

Na sessão das 15h, participaram:

  • Pedagogia Noturno: coordenadora Márcia Eliane Leindcker da Paixão; patronesse Juliana Sales Jacques; paraninfa Regina Ehlers Bathelt; docente homenageado Lutiere Dalla Valle.

  • Pedagogia Diurno: coord. Débora Ortiz de Leão; patronesse Regina Ehlers Bathelt; paraninfa Vaima Regina Motta; docente homenageada Simone Freitas da Silva Gallina; funcionária homenageada Gléce Kurzawa Cóser.

  • Educação Especial Diurno: coordenadora e paraninfa Mônica Zavacki de Morais.

Na sessão das 19h, participaram:

  • PEG Presencial: coordenadora e patronesse Liane Camatti; paraninfo Ascísio dos Reis Pereira; docentes homenageados(as) Josefa Lidia Costa Pereira, Karla Marques da Rocha, Luiz Gilberto Kronbauer, Neila Pedrotti Drabach, Tatiane Peixoto Isaia; TAE homenageada Lúcia Bolcan.

  • PEG EaD: coordenador e homenageado Thiago Cattani Naidon; paraninfa Darcieli Lima Ramos; patrono Fernando Guilherme Kaehler Guarda; docentes homenageados Gonzalo Prudkin.

O Centro de Educação parabeniza todos(as) os(as) egressos(as), seus familiares e professores(as) por esta conquista e deseja sucesso nas novas trajetórias profissionais e pessoais.

 

Texto e Edição: Alessandra Alfaro Bastos – Núcleo de Comunicação CE
Fotos: Acervo NUCOM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-373-11692

Publicações Recentes