Este texto continha erros e foi atualizado com as informações corretas.
A turma 423 (2º ano de Informática Integrado) viaja nesta sexta-feira (25) para Porto Alegre para participar da BrazilJS, evento que se descreve como “a maior conferência de JavaScript do universo”. JavaScript é o nome de um tipo de linguagem de programação. Os alunos vão acompanhados pela equipe de desenvolvimento do Escritório de Projetos EcoAgile e pelos professores Miguel Brasil, Cláudio Roth e Aline Kronbauer. Assim como no ano passado, os ingressos de todos eles foram cedidos pelo curador e idealizador da BrazilJS, Jaydson Gomes.
Entre os palestrantes da edição deste ano, que ocorre na sexta e no sábado (25 e 26), estão profissionais como Mariko Kosaka (Google), Jem Young (Netflix) e Salva de la Puente (Mozilla).
Na edição de 2016 da BrazilJS, que teve público de 1,6 mil de pessoas, os alunos do segundo ano de Informática foram convidados a participar da conferência por Jaydson após terem chamado a atenção do empresário durante um evento anterior em Santa Maria.
Segundo o professor Brasil, foi a relação construída com a participação do CTISM na BrazilJS do ano passado que levou o colégio a ganhar os ingressos novamente. As parcerias erguidas em 2016 também foram a razão de a Umbler – empresa de hospedagem de sites que participa da BrazilJS – ter fornecido gratuitamente a infraestrutura virtual para o site do EcoAgile, de acordo com o professor.
Para Brasil, a participação dos alunos no evento é uma “oportunidade única”, em que eles terão “contato com tecnologias emergentes” e a possibilidade de construírem relações com as empresas e os profissionais da área, “proporcionando uma visão real do mercado”. Além disso, os estudantes ganharão conhecimento sobre conceitos importantes, como empreendedorismo e interface, segundo ele.
A presença do CTISM na BrazilJS, de acordo com o professor, “fortalece a imagem institucional” do colégio e “estreita as relações” com o mercado, o que está de acordo com os objetivos estratégicos do CTISM traçados no seu PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional).
por Rossano Villagrán Dias
foto 1 Matheus Cargnin/Estúdio EaD
foto 2 BrazilJS/Facebook