Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

CTISM exibe cursos e projetos no Descubra UFSM

Jogo didático no stand do curso de Informática no Descubra.

Cursos e projetos do CTISM foram apresentados aos visitantes do Descubra UFSM – evento que busca expor os serviços da Universidade e atrair interessados. A edição deste ano começou na quinta-feira (14) e foi encerrada neste sábado (16).

Os alunos de cada curso eram responsáveis por apresenta-lo ao público. No espaço ocupado pelo CTISM no Descubra, os cursos foram agrupados fisicamente nas áreas de mecânica, eletroeletrônica, informática e segurança do trabalho. Além dos stands, o ambiente do colégio contou com um espaço lounge, espécie de sala de estar com puffs.

Entre os destaques do CTISM no evento, estava uma máquina de funcionamento pneumático na qual o usuário pode mover uma pequena bola por um labirinto inclinando uma plataforma. A brincadeira didática foi apresentada pelo seu idealizador, o professor Sergio Pavani, e pelos alunos do curso de Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio. Os cursos relacionados à eletroeletrônica deram enfoque às aplicações práticas dos conhecimentos ao receberem o público do Descubra.

As alunas Diuly Cardozo e Luana de Lima, da turma 412 (1º ano de Mecânica Integrado ao Ensino Médio), que estavam no stand do curso no fim da manhã de sábado, disseram que os visitantes tinham dúvidas com relação à estrutura dos cursos do colégio. Na bancada de Eletromecânica Proeja, a coordenadora do curso, a professora Alexsandra Matos Romio, disse que a formação do CTISM na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) se diferencia por ter carga horária de conhecimentos básicos mais elevada em relação a outras instituições.

O stand do curso de Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio atraiu visitantes com games e um jogo com luzes, operados por equipamentos montados pelos alunos. Já os alunos de Redes de Computadores destacaram ao público as possíveis ocupações dos profissionais formados no curso.

O curso de Segurança do Trabalho exibiu EPIs (equipamentos de proteção individual) como medidores de decibéis, protetores de audição, luvas e máscaras. Ricardo Maciel, aluno do segundo semestre que estava no stand no fim da tarde de sexta (15), disse que ressaltou aos visitantes o enfoque que os professores dão ao uso prático dos EPIs e da experiência adquirida no curso com treinamentos e viagens de estudo.

No espaço do CTISM, foram apresentados também os projetos nos quais o colégio participa. A Equipe GaudérioBotz exibiu alguns de seus robôs. Um dos veículos desenvolvidos pelo projeto Bombaja também estava à mostra. Gustavo Nuremberg, aluno do curso de Engenharia Mecânica do CT (Centro de Tecnologia), relata que algumas das peças dos carros da equipe são produzidas no CTISM pelos alunos do curso de Fabricação Mecânica.

À esquerda, alunos apresentam máquina cujos movimentos movem bola por labirinto. À direita, visitante joga game em equipamento montado por alunos.

por Rossano Villagrán Dias

fotos Leonardo Lira Araújo