Com o objetivo de discutir a relação entre a crise do estaleiro de Rio Grande e a região de Santa Maria, o auditório do CTISM sediou, na segunda-feira (7), o painel “O trabalho na região central e o polo naval de Rio Grande”. Organizado pela professora Roselene Pommer, o painel foi promovido no âmbito do Tékhne (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Profissional e Técnica).
O Estaleiro Rio Grande está parado desde 2016, quando foi cancelado um contrato de quase R$ 10 milhões para a construção de oito plataformas para a Petrobras – três já haviam sido entregues. O cancelamento do contrato causou a demissão de 3.200 trabalhadores.
O líder do Sindicato dos Metalúrgicos de Rio Grande, Benito Metalúrgico, que é vereador da cidade, comentou sobre como o Estaleiro Rio Grande começou a produzir plataformas para a Petrobras e relatou as dificuldades técnicas envolvidas nos processos de fabricação de componentes das plataformas.
Também participaram do painel o deputado estadual Valdeci Oliveira e o líder do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Maria, Luiz Mario Coelho.
foto Marcel Jacques