Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Projeto Conexão de Saberes realizará evento de encerramento das atividades do semestre

Na tarde do dia 17, às 14h, o Projeto Conexão de Saberes promoverá um evento para encerrar as atividades realizadas no 1º semestre de 2019. O encerramento será realizado no auditório do Tecnoparque do Distrito Industrial de Santa Maria e será destinado à apresentação das peças de mídias veiculadas na imprensa local e à apresentação dos trabalho desenvolvidos pelos alunos do EJA Diurno da rede municipal de ensino.

O Projeto Conexão de Saberes tem como objetivo estimular maior articulação entre a instituição universitária e as comunidades populares, com a troca de saberes, experiências e demandas, sendo uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Santa Maria com o Projeto CVTI (Centro Vocacional de Tecnologia e Inovação) da UFSM. Ao longo deste semestre, o CVTI e o Escritório de Projetos Ecoágile do CTISM no Tecnoparque cederam os espaços para a realização das atividades do Projeto Conexão de Saberes e promoveram oficinas de Aeromodelismo e de Automação Pneumática, coordenados pelos professores Luciano Caldeira Vilanova e Sérgio Pavani.

A duração destas e das outras oficinas ofertadas pelo Projeto foi de 6 semanas e atendeu em torno de 250 alunos da rede municipal e todas as direções das escolas envolvidas no projeto serão convidadas a conhecerem o ambiente do CVTI e os trabalhos desenvolvidos.

O projeto de extensão CVTI é financiado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e pretende voltar suas atividades para áreas de interesse social, sendo prioritariamente atendidas pelas escolas técnicas da UFSM (CTISM e Colégio Politécnico), estruturando um processo de inclusão social por meio da formação profissional com metodologias inovadoras de aprendizagem. Dessa forma, pretende articular a UFSM por meio das suas Unidades de Educação Profissional com as comunidades excluídas social e tecnologicamente, priorizando a Região Administrativa Oeste da Cidade de Santa Maria e de abrangência da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul.