Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Apoio Pedagógico

O Apoio Pedagógico do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) é um projeto que visa ofertar práticas de inclusão e consequente sucesso escolar por parte dos estudantes, buscando desenvolver ações, monitorias, acompanhamentos individualizados, a fim de, beneficiar na formação educacional de cada aluno (a). O CTISM tem como objetivo promover a educação profissional, desenvolvendo conhecimento humano e tecnológico. Essa instituição hoje oferece as seguintes modalidades de ensino: “formação inicial”, “formação continuada”, “educação profissional técnica de nível médio”, “educação profissional tecnológica de graduação e de pós-graduação”, gerando assim um público-alvo bem diversificado, com diferentes necessidades, níveis de aprendizado, faixa etária, ao qual o apoio pedagógico se vincula, auxiliando nas dificuldades desses estudantes.

APOIO PEDAGÓGICO NO CTISM: AÇÕES DE INCLUSÃO E SUCESSO ESCOLAR

O que é o Apoio Pedagógico?

O CTISM, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria tem a oferta de educação profissional e tecnológica, que abrange cursos Técnicos de Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Eletrotécnica, Técnico de Informática para Internet, Eletromecânica, Segurança do Trabalho e Soldagem. No modelo curso superior de tecnologia possuem os cursos de Eletrônica Industrial, Fabricação Mecânica, Redes de Computadores. Estes cursos ofertados são de formação inicial e de formação continuada, de educação profissional técnica de nível médio e de educação profissional tecnológica de graduação e de pós-graduação. Os alunos que ingressam no ensino do CTISM, seja ele qual for, podem passar por um processo de adaptação com a demanda de estudos e cargas horárias de aulas, muitas vezes resultando em reprovações dos estudantes, dificuldades em acompanhar o conteúdo. Por isso, foi pensado em um projeto que ajudasse os alunos a passar por este processo de forma mais tranquila. O projeto teve início em 2015 e foi aperfeiçoando-se ao longo de sua trajetória.

Como funciona?

O grupo de integrantes do apoio pedagógico funciona a partir de demandas, solicitadas ou não, por meio de dificuldade dos alunos e ou por intermédio de solicitação de professores que percebem dificuldades nos discentes. De acordo com estas demandas, ocorrem seleções de bolsistas de áreas específicas para atuarem e integrarem o projeto, por meio de divulgação de edital. Os interessados fazem inscrição e passam por entrevista com o Departamento de Ensino.

Sobre os bolsistas que atuam no projeto:

O acompanhamento e colaboração da trajetória formativa dos alunos do CTISM conta com alunos da graduação e pós-graduação da UFSM que auxiliam com estratégias e apoio aos alunos da escola no que for necessário/possível no ambiente escolar. Os bolsistas são de diversas áreas, como Matemática, Química, Física, Literatura, Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Informática e Psicologia, entre outros. Cada um destes atua em seu domínio em conjunto com o Departamento de Ensino, que organiza e solicita as ações e maneja o recebimento de demandas. Após a verificação das necessidades momentâneas dos alunos ocorre a seleção dos bolsistas, seguida pela divulgação dos bolsistas, suas áreas de atuação e suas disponibilidades de horários. As ações do grupo de apoio variam entre criação de conteúdos, aulas expositivas sobre algum conteúdo específico, momentos para realização de atividades e também suprir as demandas que os alunos trazem para os encontros com o bolsista da área.