O ArduinoDay é a celebração mundial de aniversário do Arduino. É uma oportunidade de professores, escolas, profissionais, hobbistas, makers e novatos se reunirem “online” para compartilhar suas experiências e aprender mais sobre esta plataforma de código aberto.
Em um ano de distanciamento social, percebemos (ainda mais) a magnitude da comunidade do Arduino. Conectando todos nós, nossa comunidade quebrou as barreiras das distâncias físicas e do auto-isolamento. Enquanto a pandemia nos fez sentir mais distantes, o Arduino nos aproximou um pouco mais.
Neste sentido, a Equipe @ctism_nightwind do @ctism_ufsm resolveu assumir o desafio de organizar o ArduinoDay neste ano de 2021. Como parte integrante da Nightwind Experience – Pandemic Edition, o evento, intitulado “ArduinoD21@Nightwind” será aberto ao público em geral, gratuito, e acontecerá no dia 27 de março de 2021.
Sobre o Arduino
De acordo com seu site oficial (www.arduino.cc), o Arduino é uma plataforma eletrônica de código aberto baseada em hardware e software fáceis de usar. As placas do Arduino são capazes de ler entradas – luz em um sensor, um dedo em um botão ou uma mensagem no Twitter – e transformá-lo em uma saída – ativando um motor, ligando um LED, publicando algo online. Você pode dizer à sua placa o que fazer enviando um conjunto de instruções ao microcontrolador na placa. Para fazer isso, você usa a linguagem de programação Arduino e o Software Arduino (IDE), com base no processamento.
Ao longo dos anos, o Arduino tem sido o cérebro de milhares de projetos, de objetos do cotidiano a complexos instrumentos científicos. Uma comunidade mundial de criadores – estudantes, amadores, artistas, programadores e profissionais – reuniu-se em torno dessa plataforma de código aberto, suas contribuições adicionaram uma quantidade incrível de conhecimento acessível que pode ser de grande ajuda para iniciantes e especialistas.
O Arduino nasceu no Ivrea Interaction Design Institute como uma ferramenta fácil para prototipagem rápida, destinada a estudantes sem formação em eletrônica e programação. Assim que alcançou uma comunidade mais ampla, a placa Arduino começou a mudar para se adaptar às novas necessidades e desafios, diferenciando sua oferta de placas simples de 8 bits a produtos para aplicativos de IoT, wearable, impressão 3D e ambientes incorporados. Todas as placas do Arduino são completamente de código aberto, permitindo que os usuários as construam de forma independente e eventualmente as adaptem às suas necessidades particulares. O software também é de código aberto e está crescendo com as contribuições de usuários em todo o mundo.
Sobre o Grupo de Pesquisa Nightwind
O Grupo de Pesquisa NIGHTWIND – Criatividade e Inovação iniciou sua formação em 2016, e é fruto do anseio de alunos, professores e servidores do CTISM em construir um ambiente criativo e inovador para que ideias que envolvam o desenvolvimento de circuitos eletrônicos para as mais diversas áreas da sociedade – incluindo, mas não se limitando, à automação residencial, à automação comercial e à automação agrícola – tenham oportunidade de florescer. Além disso, é propósito do grupo atuar no sentido de colaborar para o aperfeiçoamento de procedimentos didáticos – em especial no ensino técnico e tecnológico – e desta forma ser um vetor para a construção de novos conhecimentos e para o aprimoramento de técnicas de ensino. O Grupo de Pesquisa Nightwind é registrado no CNPq e certificado pela instituição.
Sobre a Nightwind Experience
A NIGHTWIND EXPERIENCE – Pandemic Edition é evento contínuo organizado pelo Grupo de Pesquisa Nightwind, que consiste em oficinas, mini-cursos, atividades comunitárias, projetos interdisciplinares, participação em congressos e competições, e lives com os Embaixadores da equipe, e está sendo organizada pelos professores Saul Azzolin Bonaldo, Thiago Cattani Naidon e Douglas Camponogara, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial.
Para maiores informações, visite o perfil da Equipe Nightwind no Instagram: @ctism_nightwind
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.