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Primeira chamada oral da lista de espera do SiSU 2023/2 na UFSM-PM será no dia 19 de julho



A Universidade Federal de Santa Maria divulgou o Edital da Primeira Chamada Oral da Lista de Espera referente ao SiSU 2023/2. Junto ao edital, encontram-se o quadro de vagas, organizado por curso e cota, e a lista de espera. A Chamada Oral é organizada em duas etapas: Habilitação online e Classificação presencial. 

A Habilitação consiste no envio digitalizado da documentação, através do Portal da UFSM, por todas as pessoas com nome na lista de espera, mesmo aquelas que estão em classificação distante das vagas anunciadas. O Portal da UFSM estará aberto para Habilitação das 10 horas do dia 12 de julho até as 23h59min do dia 16 de julho. Apenas os candidatos que realizarem a Habilitação estarão concorrendo às vagas.

Já a Classificação via Chamada Oral presencial acontecerá de 17 a 20 de julho. Cada curso terá dia, horário, campus e prédio específicos para a Chamada Oral, descritos nas páginas 04 e 05 do Edital . Não será permitida a entrada fora do local e horário determinados pela Comissão.

Cronograma:

17 de julho:
Entrada das 14h às 15h, no Centro de Convenções, Campus Sede da UFSM
Cursos do campus sede: Administração Noturno, Agronomia, Alimentos, Ciências Contábeis Diurno, Ciências Econômicas Noturno, Direito Noturno, Educação Especial Licenciatura Noturno, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Enfermagem, Engenharia Acústica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Farmácia;

18 de julho: 
Entrada das 08h às 09h, no Centro de Convenções, campus Sede da UFSM
Cursos do campus sede: Fisioterapia, Física Licenciatura Noturno, Letras Espanhol Licenciatura Noturno, Matemática Licenciatura Noturno, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia Licenciatura Noturno, Redes de Computadores, Serviço Social Noturno, Sistemas de Informação e Zootecnia;

19 de julho:
Entrada das 14h30 às 15h30, no campus de Palmeira das Missões
Curso do campus Palmeira das Missões: Administração – Noturno

20 de julho:
Entrada das 14h30 às 15h30, no campus de Cachoeira do Sul
Cursos do campus Cachoeira do Sul: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Agrícola, Engenharia de Transportes e Logística, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

Funcionamento da Chamada Oral

Na Chamada Oral, ingressam no prédio apenas os candidatos que realizaram a Habilitação, ou representantes portando procuração, no caso de candidatos classificados na Ampla Concorrência ou pelas cotas L1 e L5. O modelo de procuração é encontrado na internet e não necessita de registro em cartório. Para ingresso nos prédios, é necessário documento oficial com foto e a procuração, se for o caso. Classificados pelas cotas étnico-raciais e/ou destinadas a pessoa com deficiência (códigos L2, L6, L9, L10, L13 e L14) deverão comparecer pessoalmente à Chamada Oral, não podendo nomear procurador, pois passarão por entrevista presencial junto à respectiva comissão.

Durante a Chamada Oral, serão convocadas as pessoas presentes ou representadas, em ordem decrescente de pontuação, em cada curso e cota, até o preenchimento das vagas. Caso a vaga de determinada cota não tenha pessoa habilitada presente ou representada para ocupá-la, poderá migrar durante a Chamada Oral, de acordo com a ordem de migração prevista na página 03 do Edital, até encontrar candidato apto a preenchê-la.

A partir do comparecimento, as pessoas classificadas na Primeira Chamada Oral deverão monitorar seu email diariamente (inclusive pastas de spam e lixo eletrônico), até o recebimento de mensagem da UFSM informando o deferimento ou o indeferimento, o que pode demorar até sete dias úteis, em média.

Como não há prazo fixo previsto para envio dessa mensagem, a checagem deve ser diária. Em caso de deferimento, o candidato receberá e-mail com seu número de matrícula e instruções para primeiro acesso ao Portal Estudantil.

A matrícula nas disciplinas do semestre para calouros será feita automaticamente pela UFSM e gradualmente aparecerá no Portal Estudantil do acadêmico. Para mais informações sobre turmas, salas, horários, prédios e disciplinas, o estudante deverá entrar em contato com a secretaria ou coordenação de seu curso, pelos contatos publicados no site do respectivo curso, em ufsm.br/graduacao.

Em caso de indeferimento, o e-mail vai comunicar as razões e listar quais os documentos e informações estão incorretos ou incompletos. O e-mail vai informar também um breve prazo para novo acesso ao Portal de Confirmação de Vaga e Habilitação, contado a partir do envio do e-mail, para que o candidato anexe o que foi solicitado.

Orientações sobre editais de seleção à moradia estudantil, benefício socioeconômico (BSE) e acesso ao Restaurante Universitário devem ser solicitadas à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, no email prae@ufsm.br  

Outras informações sobre o SiSU podem ser solicitadas à Comissão de Ingresso Acadêmico, pelo email copa.sisu@ufsm.br, ou à página “Confirmação de Vaga – UFSM” no Facebook.

Cabe aos interessados monitorar periodicamente o site ufsm.br/sisu, à espera de publicações de editais, retificações, normas complementares, homologações, convocações e outros avisos referentes ao processo seletivo.

Passo a passo para a Habilitação na Lista de Espera do SiSU 2023-2:

1 – Leia o Edital da Primeira Chamada Oral, disponível no site ufsm.br/sisu e organize a documentação digital solicitada, antes de acessar o Portal de Habilitação, de acordo com a opção por cota ou ampla concorrência. Os modelos de documentos estão disponíveis em formato PDF junto ao Edital;

2 – As orientações específicas para preenchimento da documentação socioeconômica, étnico-racial e referente a vagas para pessoa com deficiência encontram-se das páginas 09 a 28 do Edital. Qualquer dúvida pode ser encaminhada ao email copa.sisu@ufsm.br;

3 – Acesse o Portal com seu CPF e data de nascimento, assinalando o concurso “SiSU 2023 – Segunda Edição”. Não é necessário preencher o campo “Número de Inscrição”. Insira de uma só vez toda a documentação solicitada, clicando em “Salvar” ao término do processo;

4 – O preenchimento correto do email é essencial para que a UFSM possa entrar em contato com o candidato, informando o deferimento ou o indeferimento da vaga. Outras orientações para a Habilitação podem ser acessadas no site ufsm.br/sisu;  

5 – Caso experimente dificuldade em realizar a Habilitação, confira as dicas do site ufsm.br/sisu, tais como trocar de navegador ou aparelho (smartphone, computador ou tablet), bem como verificar a qualidade da sua conexão à internet. A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) recomenda também reduzir o tamanho dos arquivos a serem enviados e não utilizar arquivos diretamente de serviços de nuvem como Google Drive e Dropbox, mas baixá-los para o aparelho antes de anexá-los no portal. 

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