Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Secretaria Escolar do Colégio Politécnico divulga datas importantes do segundo semestre para os Cursos Técnicos

Estudante dos cursos técnicos do Poli: anote na sua agenda!

A Secretaria Escolar do Colégio Politécnico, com o objetivo de facilitar a organização dos e das estudantes no próximo semestre, disponibiliza um documento no qual estão especificadas as principais datas relativas ao segundo semestre letivo de 2022. As datas devem ser observadas para procedimentos como rematrícula, ajuste, início das aulas, trancamento, matrícula extracurricular, entre outros. O material deve servir como um guia e acompanhar as e os estudantes durante todo o período letivo.

Para outras dúvidas, contate a Secretaria por meio do endereço eletrônico secretariaescolar@politecnico.ufsm.br ou pelos telefones (55) 3220-8059 ou (55) 3220-9420, ramal 216.

PeríodoEventoObservação
31/08 a 03/09Rematrícula no Portal do AlunoAtentar para o choque de horário entre as disciplinas
05/09Processamento das solicitaçõesO aluno deverá verificar (Comprovante de Matrícula) se as solicitações foram atendidas
05 e 06/091º ajuste de matrícula no Portal do AlunoIncluir ou excluir disciplinas
08/09Processamento do 1º ajusteData prevista
12/09Início das aulas do segundo semestre letivo de 2022
12 a 16/092º ajuste de matrícula no Portal do AlunoIncluir ou excluir disciplinas
21/09Processamento do 2º ajusteData prevista
31/08 a 14/10Solicitações de trancamento no Portal do AlunoO trancamento total (válido por um semestre) é solicitado no Portal do Aluno. O trancamento parcial (de disciplinas) é encaminhado por e-mail para a Secretaria Escolar, depois do término do 2º período de ajuste. É possível reverter/cancelar o trancamento total no Portal do Aluno, dentro do período de rematrícula/ajuste, devendo o discente, depois de cancelar o trancamento total, solicitar matrícula nas disciplinas que deseja cursar.
A partir de 31/08Solicitações de Dispensa de Disciplina por equivalência – Portal do AlunoAcesse o tutorial de solicitação de dispensa de disciplina por equivalência.
31/08 a 14/10Solicitações de Dispensa de Disciplina por autodidatismo – PEN SIESolicitações pelo PEN SIE.
21 e 22/09Matrícula extracurricular dos Cursos TécnicosO aluno encaminha um e-mail para a coordenação do seu curso de origem (solicitando matrícula extracurricular, informando o código, o nome e o turno da disciplina que deseja cursar no curso de destino). A coordenação analisa o pedido e encaminha o mesmo e-mail para a coordenação do curso em que o aluno pretende cursar a disciplina, com seu parecer. A coordenação de destino analisa, insere o parecer no corpo do e-mail e encaminha para a secretaria escolar (secretariaescolar@politecnico.ufsm.br) para efetuarmos a matrícula, se for o caso. O aluno deve acompanhar no Portal do Aluno se a matrícula foi efetivada. Lembramos que os alunos podem cursar disciplina(s) em outros cursos técnicos somente se puderem aproveitá-la(s) na sua grade curricular. A solicitação do aluno para a coordenação já pode ser realizada a partir do 1º dia de aula, assim como o trâmite entre as coordenações, mas a efetivação da matrícula no sistema ocorrerá entre os dias 21 e 22 de setembro, conforme as vagas em cada disciplina.
04/02/2023Término das aulas do 2º semestre letivo de 2022
15/02/2023Último dia para encerramento dos Diários de Classe