

O Colégio Politécnico da UFSM marcou presença no 43º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), realizado de 22 a 25 de julho, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Lages-SC. O evento, que teve como tema “Extensão e justiça socioambiental na transformação dos territórios”, propôs uma reflexão crítica sobre os desafios contemporâneos a partir do conceito de sindemia global — que integra as crises interligadas de desnutrição, obesidade e mudanças climáticas.
Reunindo mais de 1.200 participantes de 27 universidades, o SEURS 43 contou com uma programação diversificada, que incluiu 360 tertúlias, 105 pôsteres e 25 oficinas. A delegação da UFSM foi composta por 33 integrantes, entre eles 24 estudantes, 6 docentes e 3 Técnicos-Administrativos em Educação. O Colégio Politécnico esteve representado por dois estudantes e um docente, que participaram com duas tertúlias e integraram o estande da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) no evento.
O estudante Gabriel Conte Rahmeier, orientado pelo professor Marcos Alexandre Rose Silva, apresentou a tertúlia “Deficiência visual: recursos para acessibilidade digital”, que abordou as ações extensionistas voltadas à inclusão e acessibilidade, com destaque para as aulas de informática ofertadas na Associação de Cegos e Deficientes Visuais de Santa Maria (ACDV). Esse projeto foi selecionado como o melhor trabalho de extensão do Colégio Politécnico na JAI 2024, entre os nove que obtiveram nota máxima, e representou a instituição no SEURS. A certificação será entregue na Jornada Acadêmica Integrada 2025.
A estudante Gianne Pinheiro Cardozo, orientada pela professora Magda Aita Monego, apresentou a tertúlia “Extensão universitária como ferramenta de transformação: oficinas de processamento de alimentos para inclusão e empreendedorismo social na UFSM”. A ação extensionista, desenvolvida no âmbito do Colégio Politécnico, busca promover a inclusão socioeconômica por meio da capacitação em técnicas de processamento de alimentos.


Outro destaque foi a exposição e degustação promovida pelo Laboratório de Panificação, Frutas e Hortaliças (PFH), que evidenciou a integração entre os laboratórios de Fruticultura, Olericultura e PFH. A atividade reuniu docentes e estudantes em uma proposta prática e interdisciplinar, apresentando produtos elaborados com matérias-primas cultivadas na própria instituição. O público pôde acompanhar todas as etapas da cadeia produtiva — do cultivo ao processamento — reforçando a importância da formação técnica, do aproveitamento integral dos alimentos e da valorização da produção local. Entre os produtos degustados estavam: laranja e limão-cravo desidratados, nozes saborizadas, doces de abóbora em calda, doce de limão-cravo em calda, doce de figo com nozes, geleias (tomate, limão-cravo, uva), chips de abóbora e casca de laranja cristalizada.

Durante o evento, também foi apresentado o projeto de extensão “Ações de capacitação e qualificação profissional para o processamento de alimentos e seus impactos sociais” (057138), coordenado pela professora Magda Aita Monego, que fortalece o papel da extensão como ferramenta de transformação social. Foram distribuídos materiais didáticos elaborados nas oficinas, dos temas risotos,, doces de ovos, cinnamon roll, focaccia, panetones, biscoitos, entre outros.
Os estudantes também compartilharam suas impressões sobre a experiência:
“O 43º SEURS foi meu primeiro evento acadêmico fora de Santa Maria, e não poderia ter sido mais empolgante por ser um evento de extensão. Ver a quantidade de projetos, de pessoas afetadas e o valor gerado para a sociedade me impactou bastante. Foi uma experiência de vida representar o Politécnico em um projeto que mudou a forma como vejo minha futura profissão. Esta oportunidade que tive me mostrou a importância da existência de projetos de extensão e o quanto é gratificante poder ajudar diretamente a população“, destacou Gabriel Conte Rahmeier.
“Participar do 43º SEURS foi uma experiência excelente! Foram quatro dias de muito aprendizado, trocas de conhecimento e conexões com colegas de diversas universidades. Conhecer outras realidades ampliou minha visão sobre a extensão universitária e fortaleceu ainda mais meu compromisso. Sigo com expectativas positivas para o 44º SEURS”, relatou Gianne Pinheiro Cardozo.
“O SEURS é um espaço de inspiração, troca e transformação. Para além da apresentação de trabalhos e projetos, permite que nossos estudantes vivenciem a extensão de forma integrada, conectando saberes, pessoas e realidades. A interdisciplinaridade que emerge dessas trocas fortalece o aprendizado e mostra, na prática, como a universidade pode gerar impacto real na vida das pessoas e no desenvolvimento dos territórios.”, destacou a professora Magda Monego.
A participação no SEURS reforça o compromisso do Colégio Politécnico com a promoção da extensão universitária como vetor de transformação social, inclusão e desenvolvimento territorial.

Texto e fotos: professora Magda Aita Monego
“Participar do 43º SEURS foi uma experiência excelente! Foram quatro dias de muito aprendizado, trocas de conhecimento e conexões com colegas de diversas universidades. Conhecer outras realidades ampliou minha visão sobre a extensão universitária e fortaleceu ainda mais meu compromisso. Sigo com expectativas positivas para o 44º SEURS”, relatou Gianne Pinheiro Cardozo.