Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Fórum de Ações e Respostas a Mudanças Climáticas e Desastres realiza workshop sobre saúde mental na gestão de riscos e desastres

Organizado pelo Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Serviço Social, Políticas Públicas e Desastres, evento realiza ciclo formativo sobre o tema



O workshop “Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Gestão de Riscos e Desastres” aconteceu no dia 9 de outubro. Organizado pelo  Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Serviço Social, Políticas Públicas e Desastres (NEPD), o evento recebeu a professora Camila dos Santos Gonçalves.

A docente da Unipampa realizou uma fala sobre a importância da preparação e educação permanente da rede intersetorial de Santa Maria para momentos de crise. “O que pensamos hoje para os trabalhadores que estavam presentes era compartilhar as suas experiências, expectativas quanto ao trabalho coletivo diante dos desafios que um desastre pode proporcionar”.

Ela reforça que a atenção psicossocial e o cuidado em saúde mental é um elemento essencial ao lidar com desastres. Para Camila, profissionais de diversas áreas como educação, saúde e assistência podem se beneficiar desse conhecimento no cotidiano e durante esses acontecimentos críticos.

O convite partiu da docente Nadianna Marques, responsável pela coordenação do projeto de extensão. Ela conta que a proposta é trazer profissionais que tenham experiência na gestão de risco – como foi o caso da psicóloga convidada nesta edição, que é parte da Força Nacional do SUS.

Nadianna conta que a adesão dos estudantes ao evento se deu através do seus interesses pelo tema. “Conforme alguns que participam do projeto de extensão já, então já tem um pouco essa adesão e, também, aqueles que tem interesse, então sempre que o ciclo acontece (…) eu divulgo nas redes sociais e aí circula na comunidade acadêmica. Mando para os departamentos também do Serviço Social, Psicologia, Enfermagem, para aqueles que tenham interesse na temática e queiram de alguma forma buscar essa formação”.

Já a docente da Unipampa conta que encontrar profissionais e fortalecer a rede através da oficina foi muito importante e contribuiu muito para seu aprendizado pessoal e profissional. “Encontramos muitos pontos de interesse em comum (…) foi com muita alegria que recebi o convite para fazer uma das oficinas que o projeto está organizando e poder encontrar os trabalhadores da rede para um espaço de diálogo, de trocas e de fortalecimento”.




Fórum de Ações e Respostas a Mudanças Climáticas e Desastres

O projeto surge em 2024, após as enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul em maio do mesmo ano. Ele nasce como proposta junto à rede de atendimento psicossocial e políticas públicas, com objetivo de trabalhar questões de apoio institucional e técnico às equipes que são acionadas frente a situações de desastres.

Coordenado pela professora Nadianna Marques, o projeto atuou em parceria com a Prefeitura de Santa Maria na atualização do plano de contingência do município e, também, na construção de quatro protocolos para situações de desastres – protocolos de voluntariado, de abrigamento, de atenção à crianças e adolescentes e protocolo de atendimento à idosos.

A docente retomou as atividades do projeto de extensão com profissionais da rede, principalmente o pessoal da política de assistência e da política de habitação, “pensando então nessa perspectiva de apoio institucional e também atualização desses protocolos”, conta. O projeto de extensão ressurge como espaço de formação para profissionais da política de assistência, com um ciclo de formações para trabalhar em situações de desastres durante os meses de setembro, outubro e novembro.

O primeiro módulo, então, foi realizado com uma profissional da política de assistência social do Estado, que atua na gestão e trabalha nas atualizações de protocolos de abrigamento. A ideia é trazer profissionais de referência e que tenham experiências na linha de frente e já tenham experiência acumulada que possa ser compartilhada a fim de construir a formação profissional dos estudantes e demais interessados pela temática.

Texto: Júlia Ciervo Zucchetto, acadêmica do 4º semestre de Jornalismo/UFSM; bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-10583

Publicações Recentes