Ir para o conteúdo Agronomia Ir para o menu Agronomia Ir para a busca no site Agronomia Ir para o rodapé Agronomia
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Normas para validação da carga horária em ACG no Curso de Agronomia

O PPC do Curso de Agronomia instituiu 100 horas em Atividades Complementares de Graduação (ACGs), as quais deverão ser desenvolvidas pelos acadêmicos durante a realização do Curso de Graduação. As ACGs são caracterizadas, pela Resolução n°025/2017 da UFSM, como atividades pertinentes e úteis para a formação humana e profissional do acadêmico.

As atividades complementares compõem a parte flexível do currículo do Curso, sendo fundamentais para que o aluno desenvolva uma formação diversificada e abrangente. As sistemática de aproveitamento destas atividades segue a resolução da UFSM n.22/99, que regulamenta as Atividades Complementares de Graduação – ACGs. Segundo esta resolução, são consideradas atividades complementares todas as atividades pertinentes e úteis para a formação humana e profissional do acadêmico, tais como:

  1. Participação ou organização em eventos (congressos, semanas acadêmicas, cursos, palestras, simpósios, etc.);
  2. Atividades de Ensino e Pesquisa;
  3. Estágios extracurriculares em instituições de ensino e pesquisa;
  4. Publicação de trabalhos;
  5. Participação em órgãos colegiados;
  6. Monitoria de disciplinas;
  7. Participação em movimento estudantil; 
  8. Outras atividades a critério do Colegiado;

As 100 horas de ACGs deverão ser integralizadas com atividades pertencentes à, no mínimo, 4 (quatro) diferentes grupos, conforme a lista acima. A carga horária aproveitada será obtida por meio de equivalência criada para cada tipo de atividade. As equivalências tem o objetivo de regular o número de atividades em que o aluno necessitará estar envolvido durante a sua Graduação e também valorizar as atividades promovidas pela UFSM e Curso de Agronomia.

A solicitação de validação da carga horária das ACGs deve ser efetuada pelo acadêmico mediante a apresentação dos comprovantes (certificados/atestados) e o preenchimento do formulário de aproveitamento junto a Coordenação do Curso de Agronomia da UFSM. As alterações nos critérios de validação das ACGs serão geridas pelo Colegiado do Curso de Agronomia.

Equivalência de aproveitamento

1. Participação em Eventos (aproveitamento máximo de 50h):

  • Semana acadêmica da Agronomia = 50% de aproveitamento;
  • Atividades promovidas pela Coordenação do Curso de Agronomia, PET Agronomia, DAON, UAP/CCR e Departamentos ligados ao Curso de Agronomia = 50% de aproveitamento;
  • Demais atividades: 10% de aproveitamento;

2. Atividades de Ensino e Pesquisa (aproveitamento máximo de 50h):

  • Participação em projetos de Pesquisa = 2h por mês de atividade (limitado a 30h)
  • Participação em projetos de Ensino = 2h por mês de atividade (limitado a 30h)


3. Estágios Extracurriculares em Instituições de Ensino e Pesquisa (aproveitamento máximo de 30h):

  • Cada 20h de estágio = 4h (limitado a 30h)

4. Publicação de trabalhos (aproveitamento máximo de 30h):

  • Publicação de resumo em evento = 1h por resumo (limitado a 10h)
  • Publicação de livro/capítulo de livro com ISBN = 5h por unidade (limitado a 10h)
  • Publicação de artigo em revista científica com comitê editorial = 5h por artigo (limitado a 20h)

5. Participação em órgãos colegiados (aproveitamento máximo de 10h):

  • Participação em colegiado de Curso, Departamento ou Centro = 5 h por semestre (limitado a 2 semestres)

6. Monitoria de disciplinas (aproveitamento máximo de 20h):

  • Monitoria = 2h por mês de atividade (limitado a 20)

7. Participação em Movimento estudantil: Diretório Acadêmico (DA Agronomia) ou Diretório Central dos estudantes (DCE) (aproveitamento máximo de 20h): 

  • DA/DCE = 1h por mês de atividade (limitado a 20h) 

8. Outras atividades a critério do Colegiado: 

8.1. Organização de eventos (aproveitamento máximo de 20h):

Participação em comissões organizadoras:

  • Evento local = 1h  
  • Evento regional = 3h 
  • Evento nacional = 4h 
  • Evento internacional = 5h 

8.2. Programa de Educação Tutorial (PET Agronomia) (aproveitamento máximo de 30h):

  • PET Agronomia = 2h por mês de atividade (limitado a 30h) 

8.3 Palestras em eventos técnicos (aproveitamento máximo de 10h):

  • Cada palestra = 2h