Ir para o conteúdo Engenharia de Controle e Automação Ir para o menu Engenharia de Controle e Automação Ir para a busca no site Engenharia de Controle e Automação Ir para o rodapé Engenharia de Controle e Automação
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Matrículas 2º semestre de 2020



Prezad@s Alun@s,

Neste segundo semestre de 2020, que será exclusivamente por REDE (Regime de Exercícios Domiciliares Especiais) usando Tecnologias Educacionais em Rede (TER), teremos algumas modificações nos procedimentos de matrículas por conta da adoção de sistemas automatizados e regras estabelecidas pelo Colegiado do Curso.
Datas/Prazos para Matrículas segundo o calendário aprovado pelo CEPE (Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão) da UFSM:

7 a 13 de outubro – Período de Solicitações de Matrículas via Portal Web
14 de outubro – Processamento das Solicitações de Matrículas
15 a 16 de outubro – Período de Ajuste de Solicitações de Matrículas via Portal Web
17 de outubro – Processamento das Solicitações de Ajuste de Matrículas
19 a 30 de outubro – Período de Ajuste de Matrículas via e-mail (ceca@ufsm.br)
26 a 27 de outubro – Período de Solicitação de Matrículas Extracurriculares (disciplinas de outros cursos)
29 de outubro – Avaliação das Solicitações de Matrículas Extracurriculares

Para organização prévia de vocês, apresento as grades horárias de disciplinas ofertadas pelo curso:

1º Semestre
Observação: O horário de sexta da disciplina Cálculo “A” consta no sistema errado e terá horário alterado (assim que possível) para o horário constante na grade (7h30 às 9h30). Ainda, a disciplina será de responsabilidade da Professora Saradia. Haverá uma organização de bloco de turmas e por conta disso mais de um professor ministrará e organizará os materiais didáticos. Estão vinculados à disciplina os professores: Oscar, Dirceu, Juliana e Gustavo.

3º Semestre

5º Semestre


7º Semestre
Observação: A disciplina Controle de Sistemas II não será oferecida pelo curso, e portanto, não aparecerá no portal de matrículas Web. Assim, os alunos que desejarem se matricular nesta disciplina deverão (e terão reserva de vagas) se matricular na disciplina Sistemas de Controle II da Engenharia Elétrica (totalmente equivalente). Peço para aqueles que desejem se matricular nesta disciplina que manifestem interesse o quanto antes para eu passar a lista ao Prof. Lucas que efetuará a matrícula no Reajuste.


Grade de Disciplinas Complementares e Fora de Sequência oferecidas pelo curso.
Observação 1: A disciplina Controle por Computador será novamente ofertada e alunos que estavam matriculados nesta disciplina no primeiro semestre devem se matricular nesta mesma disciplina neste semestre.
Observação 2: A disciplina de Laboratório de Banco de Dados será novamente ofertada e alunos que estavam matriculados nesta disciplina no primeiro semestre devem se matricular nesta mesma disciplina neste semestre. Esta disciplina ainda não está confirmada apesar de aparecer como opção no portal de matrículas.
Observação 3: A disciplina Programação Avançada é indicada para alunos do 3º semestre da sequência aconselhada que desejem expandir conhecimentos de programação. Esta disciplina ainda não está confirmada apesar de aparecer como opção no portal de matrículas.
Observação 4: A disciplina de Circuitos e Sistemas Digitais para Automação é indicada para repetentes desta disciplina e está neste horário alternativo para garantir que não haja choque de horário.

As disciplinas, embora tenham reserva de horário e o portal de matrículas verifique choque de horário, não necessariamente serão ministradas no horário indicado. A resolução que rege o REDE permite flexibilizações. Estejam atentos às orientações dos professores.
Neste semestre as frequências serão cobradas de maneiras diferentes pelos professores que tem liberdade para escolher a melhor forma e didática. Diferentemente do 1º semestre são permitidas reprovações tanto por nota quanto por falta.
Muitos professores que ministram disciplinas com parte prática farão substituições por alternativas (simulações, etc), por favor estejam atentos à metodologia do professor.
Professores também podem optar por não substituir aulas práticas, e assim, estas serão realizadas separadamente do período do segundo semestre no calendário suplementar.
O Colegiado do Curso aprovou a disponibilização dos Planos de Ensino (elaborados pelos professores) das disciplinas aos alunos. Assim, realizarei a disponibilização tal qual haja aprovação de tais Planos de Ensino. A disponibilização será noticiada a todos e colocada na página do curso.
Neste semestre atípico o Ajuste de Matrículas não será presencial. Como noticiado anteriormente os pré-requisitos das disciplinas do curso estão mantidos. Assim para solicitar a quebra de pré-requisito deve-se preencher o formulário com a justificativa (mencionar se estão em situação incompleta). O prazo para o envio por e-mail (ceca@ufsm.br) das solicitações de quebra de pré-requisito é o dia 15 de outubro.
As matrículas extracurriculares são as que sofrerão maior mudança. O Colegiado do Curso aprovou a adoção ao sistema de matrículas extracurriculares desenvolvido pelo CPD-UFSM. Assim todo o trâmite será automatizado. Ainda não tenho informações completas do funcionamento deste sistema. Assim que as receber, vou publicá-las para vocês aqui também.
Aqueles alunos que estejam realizando ou TCC ou Estágio e continuarão no segundo semestre não necessitam enviar pedidos de prorrogação de prazo, pois o Colegiado aprovou a prorrogação automática nestes casos.
Qualquer dúvida, por favor entrem em contato. Peço para que atentem aos prazos e regras, pois diferentemente de outros semestre as atribuições das coordenações nas matrículas estarão diminuídas, ou seja, terei menos flexibilidade para correções de possíveis problemas nas matrículas de vocês.


Att.,
Prof. Frederico Schaf

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-433-396

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes