Ir para o conteúdo Relações Públicas Ir para o menu Relações Públicas Ir para a busca no site Relações Públicas Ir para o rodapé Relações Públicas
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orientações de matrícula



ORIENTAÇÃO DE MATRÍCULA

ESTUDANTES DE RELAÇÕES PÚBLICAS – OFERTA 2023/1

1º Passo: Leia com atenção o calendário acadêmico: https://www.ufsm.br/calendario/2023-60822

Abaixo, algumas datas importantes:

08/03/2023 a 13/03/2023 – SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA Pelo Portal do Aluno: Período para solicitação de matrícula via Portal do Aluno dos veteranos da graduação presencial e veteranos da pós-graduação presencial referente ao 1º semestre letivo de 2023.

Até 15/03/2023 – SOLICITAÇÃO DE QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO O pedido deve ser encaminhado para a coordenação do curso via processo específico no PEN-SIE, anexando o formulário modelo. Obtenha mais informações aqui.

06/03/2023 a 13/03/2023 – ORIENTAÇÃO DE MATRÍCULA Os atendimentos serão agendados via e-mail coordrp.ccsh@ufsm.br  

08/03/2023 a 24/04/2023 – TRANCAMENTO TOTAL: Período para solicitação de trancamento total do semestre, via Portal do Aluno, referente ao 1º semestre letivo de 2023, para alunos dos cursos de graduação, modalidade presencial.

15/03/2023 e 16/03/2023 – SOLICITAÇÃO DE AJUSTE pelo Portal do Aluno: SOLICITAÇÃO DE AJUSTE pelo Portal do Aluno: Período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, via Portal do DERCA, referente ao 1º semestre letivo de 2023.

20/03/2023 – INÍCIO DAS AULAS do 1º semestre letivo de 2023 de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFSM.

20/03/2023 a 24/03/2023 – AJUSTE FEITO PELAS COORDENAÇÕES DE CURSO: Período para os processamentos diários de matrícula, feito pela COREM/PROGRAD, para os Cursos que permitem a solicitação de ajuste pelo Portal do Aluno, na primeira semana de aulas, referente ao 1º semestre letivo de 2023.

27/03/2023 e 28/03/2023 – MATRÍCULA EXTRACURRICULAR – SOLICITAÇÃO pelo Portal do Aluno: Período para solicitação via Portal do Aluno de matrícula em disciplinas ofertadas por outros cursos, referente ao 1º semestre letivo de 2023. As matrículas extracurriculares solicitadas pelo Portal do Aluno serão processadas conforme a Instrução Normativa nº 01/2021/PROGRAD. A adesão ao sistema de oferta de extracurriculares pelo Portal do Aluno é prerrogativa das Coordenações de Curso.

01/04/2023 a 24/04/2023  – TRANCAMENTO PARCIAL: Período para solicitação de trancamento parcial (disciplinas) à Coordenação de Curso e sua efetivação no sistema SIE da UFSM, referente ao 1º semestre letivo de 2023, para alunos dos cursos de graduação e pósgraduação, da modalidade presencial.

24/04/2023 – TRANCAMENTO TOTAL – Último dia: Data-limite para a solicitação de trancamento total do semestre, via Portal do Aluno, referente ao 1º semestre letivo de 2023, para alunos dos cursos de graduação, modalidade presencial.

25/07/2023 – TÉRMINO DO 1º SEMESTRE letivo de 2023.

2º passo: Verifique se sua dúvida não está respondida nos itens abaixo:

1) As aulas serão, em sua maioria, PRESENCIAIS. As disciplinas no formato EAD estão identificadas em azul na tabela de oferta.

2) Não é possível se matricular em disciplinas EAD e presenciais ofertadas no mesmo horário. É preciso optar por uma ou outra.

3) As orientações de TCC ocorrerão conforme acordo entre professor e aluno (EAD ou presencial).

4) Solicitação de matrícula NÃO É matrícula efetivada! Após a solicitação e o ajuste haverá *processamento* da solicitação de matrícula, ou seja, o sistema dará um retorno sobre os pedidos de matrícula. Então, fiquem atentos a isso. Só com o *comprovante de matrícula* é possível confirmar as vagas em disciplinas. Sempre que tiverem dúvidas consultem o *calendário letivo da UFSM*

5) EAD não é REDE/UFSM. Isso significa que você deve ficar atento à resolução que rege a modalidade.

6)  Sobre a cobrança de presença na aula. Nas disciplinas presenciais será cobrada presença em sala de aula. Nas disciplinas com carga horária EAD, não há reprovação por frequência e os estudantes terão seu aproveitamento validado pela realização das atividades.

7) Aceite de solicitação de matrícula – é responsabilidade do estudante verificar se as solicitações de matrícula foram aceitas pelo sistema, consultando o histórico escolar ou a grade de horários do semestre. É preciso atentar para as datas de processamento de matrícula web, em especial, no período de ajuste.

8) Quem tiver matrícula negada no portal por saldo de vaga, em disciplinas obrigatórias do curso, deve contatar a coordenação via e-mail (coordrp.ccsh@ufsm.br) informando nome, número de matrícula e disciplina.

3º passo: Li com atenção o calendário letivo da UFSM e as respostas para as perguntas mais frequentes, mesmo assim continuo com dúvidas:

Se a dúvida for pedagógica (orientação de matrícula, quebra de pré-requisito, entre outros): encaminhar e-mail para a coordenação do curso coordrp.ccsh@ufsm.br

Se a dúvida for burocrática/administrativa: encaminhar e-mail para a secretaria do curso daacom.ccsh@ufsm.br

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-470-609

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes