Ir para o conteúdo Tecnologia em Sistemas para Internet Ir para o menu Tecnologia em Sistemas para Internet Ir para a busca no site Tecnologia em Sistemas para Internet Ir para o rodapé Tecnologia em Sistemas para Internet
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orientações Matrícula – 2020/2 REDE



Prezados(as) alunos(as),

O segundo semestre de 2020, como já foi comunicado, será TODO online.

Estamos nos aproximando do período de SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA.

Conforme o calendário disponível em https://www.ufsm.br/app/uploads/2020/09/Calendario-Academico-2020-2021-REDE-versao-para-publicacao-28-09.pdf

Do dia 07/10 a 13/10: período para solicitação de matrícula, via Portal do Aluno, pelos veteranos da graduação presencial e veteranos da pós-graduação presencial, referente ao 2º semestre letivo de 2020 – REDE.

Observem os horários das disciplinas!!! Não pode haver colisão de horários com matrícula em disciplinas que ocorrem no mesmo horário !!!

Ao contrário do que ocorre normalmente, EXCEPCIONALMENTE no segundo semestre de 2020 NÃO SERÃO COBRADOS PRÉ-REQUISITOS no curso de Sistemas para Internet. Isto significa que você pode solicitar a matrícula em uma disciplina do curso mesmo que não tenha sido aprovado no pré-requisito.

Por exemplo, no curso de Sistemas para Internet, para que seja aceita a sua solicitação de matrícula em DPAPD0127 – Estrutura de Dados, normalmente é exigido que você tenha cursado e tenha sido aprovado em DPAPD0122 – Algoritmos e Lógica de Programação. Mas EXCEPCIONALMENTE no segundo semestre de 2020 isto não será exigido. Assim, sua solicitação de matrícula em DPAPD0127 – Estrutura de Dados será aceita, mesmo que você não tenha sido aprovado em DPAPD0122 – Algoritmos e Lógica de Programação, por exemplo.

É possível cursar disciplinas sem ter cursado os pré-requisitos. O grau de dificuldade para cursar uma disciplina sem ter cursado os pré-requisitos, varia de disciplina para disciplina. É mais fácil, por exemplo, cursar Banco de Dados I sem ter feito Algoritmos do que fazer Estrutura de Dados sem ter feito Algoritmos.  

A dificuldade que você terá para cursar uma disciplina sem o pré-requisito também irá depender do grau de conhecimento que você possui dos pré-requisitos da disciplina e de quanto acompanharam as aulas.

Por exemplo, mesmo que você não tenha sido aprovado em algoritmos, se você acompanhou toda disciplina, fez trabalhos, provas etc. você terá evidentemente maior facilidade que alguém que não acompanhou ou fez apenas algumas atividades da disciplina.

É IMPORTANTE perceber que  um aluno provavelmente terá maior dificuldade em acompanhar uma disciplina se não tiver cursado o(s) seu(s) pré-requisitos. Assim, exemplificando de novo, cursar DPAPD0127 – Estrutura de Dados será muito mais difícil para aqueles que não tiverem cursado DPAPD0122 – Algoritmos e Lógica de Programação.  

MUITO IMPORTANTE mencionar que o professor dará a disciplina considerando que você sabe o conteúdo visto em um pré-requisito da disciplina. Assim, por exemplo, o professor de DPAPD0127 – Estrutura de Dados não irá rever o conteúdo de DPAPD0122 – Algoritmos e Lógica de Programação.  

Ver pré-requisitos em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/491/2018/12/PRE_REQUISITOSv4.pdf

Lembramos ainda que você pode fazer a matrícula na disciplina e depois solicitar TRANCAMENTO PARCIAL, caso sinta que não conseguirá acompanhar (07/10 a 20/11 – período para solicitação de trancamento parcial (disciplinas), via Portal do Aluno, referente ao 2º semestre letivo de 2020 – REDE, para alunos dos cursos de graduação, na modalidade presencial ATENÇÃO TRANCAMENTO PARCIAL AFETA APENAS UMA DISCIPLINA)

**** ALUNOS QUE INGRESSARAM EM 2020:

A matrícula é via portal do aluno. Sugerimos fortemente que vocês apenas escolham disciplinas do segundo semestre do curso:

– Banco de Dados I

– Estrutura de Dados

– Programação Web

– Organização e Arquitetura de Computadores

– Programação Orientada a Objetos

**** TODOS ALUNOS

Para todos vocês destacamos que depois de solicitada, a matrícula é processada e cabe a cada aluno verificar no portal se sua matrícula foi aceita. Depois é possível fazer ajuste via Web. Observem portando as datas a seguir:

14/10 quarta-feira PROCESSAMENTO DE MATRÍCULA: data prevista para o 1º processamento, no sistema SIE, da UFSM, das solicitações de matrícula dos alunos da graduação e pós-graduação, referente ao 2º semestre letivo de 2020 – REDE

15/10 e 16/10 quinta e sexta-feira AJUSTE DE MATRÍCULA VIA WEB : período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, via Portal do DERCA, referente ao 2º semestre letivo de 2020 – REDE.

19/10 INÍCIO DAS AULAS: início das aulas do 2º semestre letivo de 2020 – REDE, sob Regime de Exercícios Domiciliares Especiais para todos os cursos presenciais de graduação e pós-graduação.

IMPORTANTE: Vocês devem ou realizar a matrícula OU solicitar trancamento total para não perderem a vaga. É possível fazer a matrícula e depois solicitar trancamento total, dentro do prazo estabelecido.

Instruções sobre TCC I e TCC II e matrículas em disciplinas de outros cursos serão dadas depois.

Dúvidas, mandem e-mail para a coordenação que tentaremos atendê-los.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-491-598

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes