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Sobre o Curso – Matriz 2023

  • NOME DO CURSO: Terapia Ocupacional
  • TÍTULO CONFERIDO: Bacharel em Terapia Ocupacional
  • CAMPUS DE OFERTA: Campus Sede
  • NOME DO CURSO: Terapia Ocupacional
  • TÍTULO CONFERIDO: Bacharel em Terapia Ocupacional
  • PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO/RECONHECIMENTO/RENOVAÇÃO: N. da Portaria: 698/2015/MEC.
  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 05 de outubro de 2015.
  • TURNO: Integral
  • CARGA HORÁRIA MÍNIMA: 3.599 horas
  • DURAÇÃO: Mínima: 8 semestres / Máxima: 12 semestres
  • VAGAS: 40 (oferta anual)
  • SEMESTRE DE INGRESSO: 1º semestre
  • IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO: 2023/1
  • FORMA DE INGRESSO: A primeira forma de acesso aos cursos da Universidade Federal de
    Santa Maria ocorre mediante seleção pelo SISU e/ou mediante processo seletivo específico. Também
    é possível ingressar no Curso através de editais de Ingresso/Reingresso.

OBJETIVOS


Geral


Formar profissional terapeuta ocupacional transformador, integrador, consciente da
complexidade inerente às diferentes dimensões do fazer humano, capacitado para exercer suas
atividades com ética e rigor científico; considerando, ainda, um perfil generalista, humanista, crítico e
reflexivo, como preconizado pelas DCNs (2002).


Específicos


1. Formar profissionais com competências e habilidades específicas em Terapia Ocupacional capacitados para atuar na prevenção, promoção, proteção e reabilitação na saúde nos diferentes níveis de complexidade, de acordo com o Sistema Único de Saúde;


2. Formar profissionais com competências e habilidades específicas em Terapia Ocupacional capacitados para atuar na proteção social básica e especial, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social;


3. Formar profissionais com competências e habilidades específicas em terapia ocupacional capacitados para atuar junto a equipamentos e políticas culturais e de educação, garantindo o acesso integral aos direitos básicos de educação e de cultura, a fruição, a produção, participação e circulação social e cultural assegurados pela constituição, à todos e todas;


4. Estimular postura investigativa, de produção do conhecimento científico e formação continuada, com objetivo de disseminar saberes e fazeres nos diferentes campos de atuação de um terapeuta ocupacional, bem como, que contribuam com a saúde, a cultura, a educação e a assistência social;


5. Capacitar o futuro profissional para práticas interdisciplinares nos diferentes campos de atuação da Terapia Ocupacional;

6. Incentivar a participação dos discentes em atividades de ação comunitária, exercitando uma ecologia de saberes (universitários e populares), a convivência e o respeito à diversidade humana e cultural, em consonância com as políticas públicas vigentes;


7. Capacitar o futuro terapeuta ocupacional a estudar, a analisar e compreender a atividade humana e o processo ocupacional de indivíduos e grupos, e seus significados e sentidos na produção da vida cotidiana nos diferentes ciclos de vida, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão;


8. Capacitar o discente para o desenvolvimento de procedimentos terapêuticos ocupacionais, de acordo com as políticas vigentes nos diferentes campos de atuação;


9. Promover o intercâmbio com outras IES e organizações, de modo a aperfeiçoar continuamente as condições de formação do terapeuta ocupacional;


10. Promover a relação e integração de docentes e discentes com os serviços de assistência da região, em especial públicos, nos diferentes campos de atuação da terapia ocupacional;


11. Estimular, durante toda a formação profissional, o desenvolvimento de atitudes éticas e bioéticas, na resolução de problemas e na tomada de decisões nos diferentes campos de atuação da Terapia Ocupacional.