Ir para o conteúdo PPgECi Ir para o menu PPgECi Ir para a busca no site PPgECi Ir para o rodapé PPgECi
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Proficiência 1º Semestre 2023



Abertura das INSCRIÇÕES para o Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE) para o 1º semestre de 2023. As inscrições vão de 02 de maio a 22 de maio de 2023. 
 
O público alvo do TESLLE são alunos de pós-graduação, para os quais o teste é obrigatório, alunos de graduação que sejam prováveis formandos (no último semestre do curso) e servidores da UFSM (docentes e técnicos administrativos em educação). O regimento interno de Pós-Graduação Stricto Senso e Lato Senso da UFSM, no regime didático (art. 31), determina que “os alunos de pós graduação em nível de Mestrado e Doutorado deverão comprovar suficiência em, no mínimo, uma língua estrangeira, para cada nível.” Alguns cursos possuem ainda exigências adicionais em relação a suficiência em língua estrangeira, em seus regulamentos internos.
 
A escolha da língua para o teste de suficiência de alunos estrangeiros deverá ser feita  observando o artigo 3, da Resolução 03/2010-UFSM, conforme descrito abaixo:

Art. 3º Os alunos de pós-graduação da UFSM deverão se submeter ao teste no decorrer do curso para ao qual foram admitidos, sendo que:

I – Os alunos brasileiros e estrangeiros oriundos de países de língua portuguesa poderão escolher entre as línguas estrangeiras oferecidas a cada edição do teste.

II – Os demais alunos estrangeiros deverão submeter-se ao teste em língua portuguesa.

Alertamos que os estudantes que não comprovarem suficiência em língua estrangeira não podem abrir processo de defesa de dissertação ou tese e, por isso, não poderão concluir seu curso de pós-graduação. Dessa forma, recomendamos fortemente que todos os alunos de mestrado e doutorado que ainda não possuem as aprovações necessárias em testes de suficiência, inscrevam-se para realizar o teste. 
 
Atenciosamente,
 
Coordenadoria de Pós-Graduação – CPG
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PRPGP
Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Prédio da Reitoria, 7º Andar, sala 712
Fone (55) 3220 8214
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-565-1227

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes