Na tarde do dia 12 de maio de 2026, na sala 316 do Prédio 16B do Centro de Educação da UFSM, o professor Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto realizou a sua defesa de memorial acadêmico para obtenção do título de Professor Titular da UFSM.
O professor, lotado no Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação, relembrou sua trajetória acadêmica desde a formação em Ciências Biológicas e doutorado em Educação na USP, sua passagem pelas salas de aula da educação básica e a chegada à UFSM em 2010. 
A banca, composta apenas por professores titulares, foi presidida pela Profª. Liliana Soares Ferreira (UFSM) e teve arguição de Prof.º Cirlande Cabral da Silva (IFAM), Profª. Maria Cristina Pansera de Araujo (UNIJUI), Prof.ª Alice Alexandre Pagan (UFMT) e Prof.º Álvaro Luiz Moreira Hypolito (UFPel). Aos avaliadores e à plateia presente, o professor Luiz Caldeira apresentou uma linha do tempo com suas principais realizações profissionais, destacou as publicações científicas (quase uma centena de artigos), a atuação na formação de professoras e professores , além das atividades de orientação (19 dissertações e 14 teses), divulgação científica e extensão universitária.
O professor Luiz Caldeira é lider do Grupo IDEIA – Educação em Ciências e credenciado no PPG Educação em Ciências/UFSM desde 2010; é bolsista Produtividade CNPq e foi professor visitante no Museu Americano de História Natural (Nova Iorque/EUA); atua no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e coordena a área de ciência do MACT – Museu Arte Ciência Tecnologia da UFSM. 