
Nos dias 9 e 10 de março de 2026, o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGECi) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) esteve representado em um marco histórico para a pesquisa educacional do país. O atual coordenador do programa em Santa Maria, professor Dr. Daniel Morim Ocampo, viajou a Brasília para participar do evento comemorativo do jubileu de prata (25 anos) da Área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O encontro reuniu colegas de todo o país e representantes de diversas sociedades científicas para debater a evolução e o impacto da formação de professores e da educação científica no Brasil ao longo das últimas duas décadas e meia. Durante o evento, foi feito um resgate da trajetória da área, que surgiu originalmente no ano 2000 como “Àrea 46: Ensino de Ciências e Matemática”, consolidando-se e expandindo-se até os dias de hoje.
A programação foi marcada por momentos de reconhecimento, homenageando as coordenadoras e coordenadores que contribuíram para a construção e o fortalecimento do ensino e da pesquisa no Brasil. Além das celebrações, o evento teve um forte caráter estratégico e de planejamento: abriu-se um importante espaço para discussões aprofundadas sobre os indicadores da avaliação quadrienal e os desafios futuros que a área enfrentará.
A participação ativa do PPG Educação em Ciências nas festividades da CAPES reforça o compromisso institucional com a qualidade da pós-graduação. Ao integrar esses debates em Brasília, o PPGECi assegura que suas pesquisas e práticas continuem alinhadas às diretrizes nacionais, fortalecendo sua missão de enfrentar os desafios contemporâneos do ensino de ciências no Brasil e manter a excelência na formação de pesquisadoras e presquisadores.