Ir para o conteúdo PPgECi Ir para o menu PPgECi Ir para a busca no site PPgECi Ir para o rodapé PPgECi
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área Restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Inaugurada nova exposição que explica origem dos mamíferos



Na manhã desta segunda-feira, 29 de junho de 2026, o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA/UFSM) viveu um momento marcante de celebração acadêmica e social. A discente da Licenciatura em Ciências Biológicas Ana Laura Doneda apresentou sua monografia e, logo em seguida, abriu oficialmente as portas da mais nova exposição do centro, fruto direto de seu trabalho de pesquisa sob a orientação do Prof Luiz Caldeira com coorientação de Tamara Piovesan – pesquisadores do Grupo IDEIA Educação em Ciências e vinculados ao PPG Educação em Ciências.

O trabalho, intitulado “Educar com fósseis à sombra da árvore dos sinápsidos: a construção de uma exposição paleontológica”, foi avaliado e aclamado pela banca examinadora em uma sessão híbrida, que conectou pesquisadores presencial e virtualmente. Avaliaram o texto os pesquisadores Bárbara Sepulvreda (UFPA – Museu Paraense Emilio Goeldi) e Voltaire Paes Neto (UFRJ- Museu Nacional) 

Da pesquisa para o público

Logo após a rodada de arguições e a deliberação da banca, os presentes puderam conferir em primeira mão a inauguração da mostra “À sombra da árvore dos sinápsidos”. A exposição foi projetada por 12 meses por uma equipe multidisciplinar (além de Ana Laura, Tamara e Luiz, participaram da concepção e montagem a designer Débora Borges e a bióloga Alessandra Mesquita) e teve com financiamento CAPES, CNPq e PIBIC-UFSM. O objetivo principal é apresentar a trajetória evolutiva do grupo Synapsida — linhagem que deu origem aos mamíferos —, valorizando o impressionante patrimônio fossilífero da Quarta Colônia, no Rio Grande do Sul.

O que os visitantes vão encontrar?

Com uma abordagem acessível para todas as idades, a nova mostra do CAPPA reúne:

  • Árvore filogenética detalhada para compreender o caminho evolutivo até os mamíferos;

  • Painéis didáticos com linguagem simples e ilustrativa;

  • Reconstruções paleoartísticas que dão vida aos antigos habitantes da região;

  • Elementos do cotidiano paleontológico, mostrando os bastidores de como a ciência é feita no campo e nos laboratórios.

Visite o CAPPA!

A inauguração consolida o compromisso do CAPPA/UFSM em estreitar os laços entre a produção científica de ponta e a sociedade. A exposição “À sombra da árvore dos sinápsidos” já está aberta para visitação mediante agendamentos.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-565-1849

Publicações Recentes