Ir para o conteúdo PPGECAM Ir para o menu PPGECAM Ir para a busca no site PPGECAM Ir para o rodapé PPGECAM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PPGECAM alcança nota 6 na avaliação da CAPES



O PPGECAM alcançou a nota 6 na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), referente ao período de 2021 a 2024.

Agradecemos a todos e todas que contribuiram para que isso ocorresse!

O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (12 de janeiro) confirma o PPGECAM como uma referência nacional na formação na área das Engenharias I, reforçando a contribuição do programa para o desenvolvimento científico, tecnológico e institucional do país.

Reconhecimento de excelência: As notas 6 e 7 são atribuídas à programas de pós-graduação em nível de excelência, representando o mais alto nível de qualidade do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e são atribuídas apenas a programas que demonstram desempenho acadêmico e institucional de excelência. Os programas com nota 6 se caracterizam por:

⇒ Maturidade acadêmica consolidada, com desempenho superior aos programas nota 5 em todos os quesitos avaliados.
⇒ Interdisciplinaridade efetiva, materializada em projetos integradores, linhas de pesquisa bem articuladas e trabalhos de conclusão que integram diferentes áreas do conhecimento.
⇒ Produção científica qualificada, concentrada majoritariamente nos estratos mais elevados da área, com índices de produtividade situados entre os percentis 70% e 90%.
⇒ Formação discente diferenciada, com egressos inseridos em posições relevantes na academia, no setor público e na iniciativa privada, no Brasil e no exterior.
⇒ Internacionalização estruturada e em expansão, com mobilidade docente e discente, parcerias institucionais formalizadas e produção científica em colaboração internacional.
⇒ Impacto social comprovado, por meio de produtos técnicos e tecnológicos com aplicação concreta e projetos voltados a demandas estratégicas regionais e nacionais.
⇒ Capacidade consolidada de captação de recursos externos, com financiamentos recorrentes de agências de fomento nacionais e parcerias institucionais, inclusive internacionais.

Trajetória do PPGECAM: 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM) é o resultado da fusão entre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEAmb). 

O PPGEC teve seu início no ano de 1994, em nível de Mestrado Acadêmico, e com o doutorado aprovado com o ingresso da 1ª turma em 2014, formando até o final do ano de 2024, 620 mestres(as) e doutores(as). O PPGEAmb, que iniciou as atividades no ano de 2012 e teve na mesma data a formação de 87 mestres(as) e doutores(as). Ambos totalizaram a formação de 707 mestres(as) e doutores(as) aptos a atual como pesquisadores, docentes e profissionais nas áreas das Engenharias I.

O processo de fusão entre os programas PPGEC e PPGEAmb iniciou no ano de 2019 com a discussão entre suas coordenações quando a Capes sugere lança a ideia das fusões entre programas das mesmas áreas de conhecimento de uma instituição de ensino para o fortalecimento da pós-graduação (PG). Logo a discussão chegou aos colegiados dos programas e houve o estudo de cenários. Com o amadurecimento de ideias e todo o planejamento para isso, a proposta de fusão foi enviada e aprovada na Capes em 2023. A Portaria 883, de 30 de agosto de 2024 foi homologado pelo Ministério da Educação (MEC) o Parecer CNE/CES nº 421/2024(Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação), sendo autorizado o funcionamento do Programa já fusionado para o ano de 2025. 

Destacamos que o desempenho dos nossos discentes é um grande diferencial na área em Engenharias I, em que somos o programa de pós-graduação com a melhor produção envolvendo alunos/alunas no país, um indicador direto da qualidade da formação que o PPGECAM entrega à sociedade. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-956-724

Publicações Recentes