A internacionalização na pós-graduação consiste na integração de atividades acadêmicas, científicas e culturais com instituições e pesquisadores de outros países, visando ampliar a qualidade da formação, a produção científica e o impacto global do conhecimento.
A internacionalização é o primeiro dos sete desafios do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2026) da Universidade Federal de Santa Maria e possui 9 objetivos estratégicos demonstrando a relevância do tema para a comunidade universitária.
Destacamos a seguir algumas ações e participações de internacionalização.
- Oferta de vagas exclusivas em processos seletivos a candidatos(as) estrangeiros(as).
- Disciplinas ofertadas na língua inglesa.
- Participação de pesquisadores(as) de outros países como examinador(a) de bancas de defesa.
- Aulas inaugurais e palestras de pesquisadores de instituições do exterior.
- Coorientações de nossos alunos e alunas.
- Parcerias e atividades de ensino e pesquisa.
- Demais destacadas abaixo.
Professor Daniel Gustavo Alassia Piccilli participou de reuniões de reconhecimento da Bacia do Rio Paraná para potenciais projetos. Encontro com professores da Universidad Nacional del Nordeste (Argentina) no período de 21/10/2024 a 24/10/2024.
Professor Daniel Gustavo Alassia Piccilli foi palestrante no II Congresso Paraguaio de Mudanças climáticas – Encontro com lideranças e pesquisadores de diferentes Universidades paraguaias buscando parcerias futuras durante o período de 17/10/2024 a 20/10/2024.
Professor Daniel Gustavo Alassia Piccilli foi palestrante no Congreso Internacional de Hidrálulica organizado pela UFX de Bolivia, uma das mais antigas de América Latina que ocorrei no período de 08/09/2024 a 23/09/2024, com encontros bilaterais com pesquisadores de Bolivia, Perú, Argentina, Colombia e Espanha para discutir potenciais parcerias e intercâmbios, e possíveis duplas titulações.
Professora Bárbara Estevão Clasen esteve em visita técnica durante 08/04/2024 a 21/04/2024 com o fim de participar e apresentar trabalho no EGU General Assembly 2024 e Visita à University Kaiserslautern-Landau (RPTU).
Confira, clicando neste link: Convênios Bilaterais da UFSM, e acesse a lista de países e respectivas universidades com as quais a UFSM possui convênio bilateral. Além disso podemos citar alguns diretamente ligados ao PPGECAM.
A UFSM possui Convênios Bilaterais que são acordos de cooperação acadêmica internacional firmados entre a UFSM e instituições estrangeiras, que abrangem áreas do conhecimento existentes nessas universidades. Por meio desses convênios, estudantes da UFSM têm a possibilidade de realizar disciplinas e outras atividades acadêmicas, durante a graduação ou pós-graduação. O objetivo de ambas as instituições é estimular e implementar programas de cooperação técnico-cientifica e cultural, em conformidade com a legislação vigente em seus respectivos países e com as Normas de Direito Internacional.
Confira AQUI a lista de países e respectivas universidades com as quais a UFSM possui convênio bilateral e abaixo algumas firmadas por professores do PPGECAM.
– Acordo de Cooperação Internacional com a Universidade de Griffith, Austrália, com a vigência de 60 meses a contar da assinatura do acordo em junho/2025. A coordenação do convênio da UFSM será efetuado pelo professor Daniel Gustavo Allasia Piccilli.
– Acordo de Cooperação Internacional com a The University of Texas at San Antonio (UTSA), instituição componente do Sistema University of Texas, localizada no Condado de Bexar, Texas nos EUA. Com a vigência de 60 meses no período de 27/10/2023 a 27/10/2028. A coordenação do convênio da UFSM será efetuada pelo professor Daniel Gustavo Allasia Piccilli.
– Acordo de Cooperação Internacional com a Auburn University, Alabama – EUA. Com a vigência de 60 meses de 24/02/2021 a 24/02/2026. A coordenação do convênio da UFSM será efetuada pelo professor Daniel Gustavo Allasia Piccilli.
– Acordo de Cooperação Internacional com a Universidad Nacional de Itapùa – Paraguai. Com a vigência de 60 meses a contar da assinatura do acordo em setembro/2023. A coordenação do convênio da UFSM será efetuada pelo professor Daniel Gustavo Allasia Piccilli.
– Acordo de Cooperação Internacional com o Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto (Portugal), baseada na participação conjunta das duas instituições e com base na reciprocidade e na equivalência de ações; com o propósito de acelerar e assegurar a expansão qualitativa e quantitativa no ensino superior e terá vigência de 5 anos, de o8/06/2021 a 08/06/2026. O professor Rogério Cattelan Antocheves de Lima é o responsável pelo acordo na UFSM.
Seminário -> ministrado pela Pós-Doutoranda Dr.ª Virginie Sellier: “Use of sediment fingerprinting techniques to quantify the sources and the dynamics of sediment in mining (New Caledonia) and cultivated catchments (Southern Brazil)”, em 04 de agosto de 2022. Pós-doutoranda do Programa CAPES/PrInt–Projeto Institucional de Internacionalização da UFSM, subprojeto Institucional de Internacionalização em “Tecnologias Limpas”.
Seminário -> ministrado pelo pós-doutorando Dr. Tomás Mac Loughlin:”Determination of pesticides and pharmaceuticals in water using ultra-high performance liquid chromatography coupled to tandem mass spectrometry” em 04 de agosto de 2022. Pós-doutorando do Programa CAPES/PrInt–Projeto Institucional de Internacionalização da UFSM, subprojeto Institucional de Internacionalização em “Tecnologias Limpas”.
Seminário e workshop -> Com o professor Marcio Giacomoni da Escola de Engenharia Civil e Ambiental e Gestão de Obras da Universidade de Texas em San Antonio (UTSA). Em 06 de outubro o seminário foi intitulado “Avanços no estado da pesquisa de águas pluviais urbanas: inteligência artificial, teoria de controle e bancos de testes em escala real para avaliar inundações e qualidade da água”. De 25 de setembro a 6 de outubro ministrou o workshop “Análise de Sistemas de Recursos Hídricos: Teoria e Estudos de Caso”. Aqui a notícia. Oriundo do Programa CAPES/PrInt–Projeto Institucional de Internacionalização da UFSM, subprojeto Institucional de Internacionalização em “Tecnologias Limpas”.
Palestra -> palestra “De Fachadas Verdes a Paredes Vivas Híbridas” no 31 de janeiro de 2024. A palestra será ministrada pelo professor Manfred Köhler, membro do WGIN. Oriundo do Programa CAPES/PrInt–Projeto Institucional de Internacionalização da UFSM, subprojeto Institucional de Internacionalização em “Tecnologias Limpas”.
Palestra – > Oportunidades de pesquisa e projetos de engenharia na Austrália! Conversa com a professora Fernanda Helfer, da Universidade de Griffith na Austrália, em 23 de abril de 2024. Pós-doutoranda pelo Programa CAPES/PrInt–Projeto Institucional de Internacionalização da UFSM, subprojeto Institucional de Internacionalização em “Tecnologias Limpas”.
Palestra -> com o Prof. Olivier Evrard da Université Paris-Saclay, França: Palestra sobre consequências ambientais de catástrofes com foco em rastreamento de sedimentos/contaminantes. Ocorreu em 30 de novembro de 2021, intitulada “Understanding the environmental consequences of a catastrophe: how to implement a sediment/contaminant tracing framework after an accident? A palestra contou com exemplos das últimas cheias do Rio Sena (Paris, França) em 2016/2020/2021 e da redistribuição da precipitação radioativa nos rios costeiros de Fukushima (Japão). Oriundo do Programa CAPES/PrInt–Projeto Institucional de Internacionalização da UFSM, subprojeto Institucional de Internacionalização em “Tecnologias Limpas”.
Worshop -> ministrado pelo professor Puneet Srivastava da University of Maryland, EUA, de 15 a 17 de abril de 2024, intitulada “Fundamentals of climate, hidrologic process, and their interactions. Oriundo do Programa CAPES/PrInt–Projeto Institucional de Internacionalização da UFSM, subprojeto Institucional de Internacionalização em “Tecnologias Limpas”.
Curso de Curta Duração – > Curso NUMERICAL SOLUTIONS IN WATER RESOURCES AND ENVIRONMENTAL APPLICATIONS com o professor José Goes Vasconcelos da Universidade de Auburn, Alabama, EUA, de 17 a 26 de junho de 2019. Oriundo do Programa CAPES/PrInt–Projeto Institucional de Internacionalização da UFSM, subprojeto Institucional de Internacionalização em “Tecnologias Limpas”.
Disciplina: ofertada no 2º semestre de 2019 a alunos do PPGEC, a disciplina ECC864 – Projeto de Edificações em Situação de Incêndio com carga horária de 30 horas pelo Prof. João Paulo Correia Rodrigues, da Universidade de Coimbra – Portugal.
Palestra: na área de tratamento de efluentes, em especial com o uso de wetlands”Tannery Industry Effluent Treatment ins Developing Countris” em 24 de novembro de 2017 pelo professor Tomkouani Kodom da Universidade de Lomé (Togo). O docente do PPGEC, professor Elvis Caríssimi, foi o responsável por esta ação.
Numeral Solutions For Hydro-Envirommental Aplications (ESA896): 30 horas, ministrada pelo professor visitante José Goes Vasconcelos da Universidade de Auburn (AL), EUA, nos semestres/anos: 02/2019; 02/2020 e 01/2021.
Satellite-Based Rainfall Data Set Survey (ESA909): 45, ministrada pela professora Rutineia Tassi, horas nos semestres/anos: 01/2022 e 01/2023.
Surface Water-Quality Modeling (ESA911): 30 horas, ministrada pelo professor Daniel Gustavo Allasia Piccilli, no semestre/ano:02/2023.
Sustainability On Asphalt Pavement (TRP813): 60 horas, ministrada pelo professor Luciano Pivoto Specht, ofertada anualmente desde o 2º s semestre de 2024.
The Finite Element Method And Applications TO Advanced Problems In Engineering (DEM834): 60 horas/aula, ministrada pelo professor permanente do PPGEC, René Quispe Rodriguez , ofertada anualmente desde o 1º semestre de 2021.
Water And Wastewater Treatment (ESA906): 60 horas, ministrada pelo professor permanente do PPGEC, Elvis Carissimi, ofertada anualmente desde o 1º semestre de 2021.
Water Resources Systems Analysis: Theory And Case Studies (ESA910): 30 horas, ministrada pelo professor Elvis Carissimi ofertada anualmente desde o 2º semestre de 2021.
Em ordem cronológica.
Victória Nunes Ramos – > Aprovada no Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES 2025 em seleção pelo Edital nº 26/2024, para atividades na Université de Lyon, cidade de Lyon/França para desenvolvimento da pesquisa “Seleção Ambiental e por Desempenho de Misturas Asfálticas”. No PPGECAM/UFSM tem a orientação do professor Luciano Pivoto Specht.
Alana Paula da Costa Quispe – > Aprovada no Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES 2025 em seleção pelo Edital nº 26/2024, para atividades na Universidade do Minho, cidade de Guimarães – Portugal para o desenvolvimento da pesquisa “Efeito da temperatura e pré-compressão na resistência ao cisalhamento da interface bloco-argamassa”. No PPGECAM/UFSM tem a orientação do professor Gihad Mohamad.
Mariana Islongo Canabarro -> Aprovada no Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES 2025 em seleção pelo Edital nº 26/2024, para atividades no Politecnico di Milano, Milão – Itália para o desenvolvimento da pesquisa “Removal and risk assessment of pfas in wastewater treatment plants”. No PPGECAM/UFSM tem a orientação do professor Elvis Carissimi.
Haline Dugolin Ceccato -> provada no Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES 2025 em seleção pelo Edital nº 26/2024, para atividades na University College London – UCL, Londres – Inglaterra para o desenvolvimento da pesquisa “Estudo da textura superficial de agregados em escalas macro, micro e nano: métodos avançados de caracterização”. No PPGECAM/UFSM tem a orientação do professor Rinaldo José Barbosa Pinheiro.
Kauane Andressa Flach – > Realizou as atividades pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES em seleção pelo Edital nº 06/2024 – PDSE 2024, no Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa em Portugal durante o período de novembro de 2024 a abril de 2025 sob a supervisão da professora Sílvia Monteiro. Na UFSM tem a orientação da professora Andressa de Oliveira Silveira. A pesquisa desenvolvida é no projeto “Uso de marcadores específicos de contaminação fecal para o source tracking de bactérias resistentes a antibióticos e genes de resistência a antibióticos em bacias hidrográficas no Brasil”. No PPGEAmb/UFSM tem a orientação da professora Andressa de Oliveira Silveira.
Greice Kelly Pfeiff Dumke -> Realizou as atividades pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES em seleção pelo Edital nº 06/2024 – PDSE 2024 na Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia (FEUP) de Portugal no período de 11/2024 a abril de 2025 sob a supervisão do professor Vítor Vilar, responsável pelo Laboratório de Processos de Separação e Reação – Laboratório de Catálise e Materiais, em que irá desenvolver o projeto intitulado, Degradação de Fármacos por Processos Oxidativos Avançados e seus efeitos Ecotoxicológicos em Peixes (Danio rerio). No PPGEAmb/UFSM tem a orientação da professora Bárbara Clasen Estevão.
Karina Trevisan Latosinski -> realizou as atividades pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES em seleção pelo Edital nº 30/2023/CAPES – PDSE 2023-2024, na Universidade de UMinho, cidade de Guimarães – Portugal, durante o período de 01 de abril a 30 de junho de 2024 e esteve sob a orientação da professora Rute Maria Gonçalves Eires. No PPGEC/UFSM tem a orientação do professor Alexandre Silva de Vargas. A proposta de pesquisa no projeto: A taipa de pilão e o uso de ativadores alcalinos: potencial de aplicação em solos brasileiro e português.
Tamiris Rosso Storck – > Doutorado Sanduíche – Projeto de Internacionalização – PrInt UFSM, Edital único nº 18/2023 , com destino a Rheinland-Pfälzische Technische Universität Kaiserslautern-Landau (RPTU), cidade de Landau In Der Pfalz (Alemanha), durante o período de novembro/2023 a abril/2024 estando sob a supervisão do Prof Dr. Mirco Bundschuh (RPTU) para atuar no Projeto “Avaliação da exposição de Daphnia magna a contaminantes ambientais”. Dentre as atividades do projetos, foram avaliados os efeitos da exposição aguda e crônica de Daphnia magna a diferentes concentrações de imidacloprido (agrotóxico) e diclofenaco (medicamento), tanto de forma isolada quanto de suas misturas. No PPGEAmb/UFSM teve a orientação da professora Bárbara Clasen Estevão.
Elzon Cassio Rippel -> realizou as atividades pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES em seleção pelo Edital ao Edital nº 44/2022/CAPES – PDSE 2023, na Auburn University, no Alabama, Estados Unidos, durante o período de 15 de agosto de 2023 a 26 de abril de 2024 e esteve sob a supervisão do professor Latif Kalin. No PPGEC/UFSM tem a orientação do professor Daniel Gustavo Allasia Piccilli.
Nátalie de Paula -> realizou as atividades pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES em seleção pelo Edital ao Edital nº 44/2022/CAPES – PDSE 2023, na University of Nevada (UNR), cidade de Reno, Nevada, Estados Unidos, durante o período de 06 de novembro de 2023 a 30 de abril de 2024. Esteve sob a supervisão do professor Krishna Pagilla. No PPGEC/UFSM teve a orientação do professor Elvis Carissimi. Com a proposta de pesquisa, Estudo de tecnologias de tratamento de água para fins potáveis e não potáveis, foram desenvolvidas diversas atividades focadas na aplicação de processos avançados no tratamento de efluentes domésticos. Especificamente, foram utilizadas as técnicas de ozonização e ozonização catalítica heterogênea em combinação com o Soil-Aquifer Treatment (SAT).
Jandira Leichtweis -> Doutorado sanduíche pelo Programa da CAPES Doutorado DAAD – Doutorado Sanduíche. Concorreu pelo Edital no 11/2021, em que teve bolsa de estudos durante o período de estágio de 7 meses (outubro 2022 a abril de 2023) na Universidade de Duisburg-Essen (Alemanha) sob supervisão do professor Dr. Mathias Ulbricht. O projeto de pesquisa desenvolvido foi: Desenvolvimento e caracterização de novos materiais com o intuito de aprimorar o tratamento de águas residuais utilizando o processo foto-Fenton. No PPGEAmb/UFSM teve a orientação do professor Elvis Carissimi.
Elaise Gabriel -> realizou pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES em seleção pelo Edital 19/2020/CAPES – PDSE 2020, na Hochschule Neubrandenburg (Universidade de Ciências Aplicadas de Neubrandenburg) da Alemanha. Esteve sob a supervisão do professor Manfred Köhler, no PPGEC/UFSM teve a orientação do professor Daniel Gustavo Allasia Piccilli. Devido a à pandemia do Covid-19, a viagem somente ocorreu em 13 de janeiro de 2022 a 30 de junho de 2022.
Gustavo Holtz Bracher -> selecionado como bolsista pelo Programa Fulbright para o doutorado sanduíche. O estágio ocorre na University of Rhode Island nos Estados Unidos, tendo como orientadora a professora Vinka Oyanedel-Craver e no PPGEC/UFSM teve a orientação do professor Elvis Carrissimi. Devido a à pandemia do Covid-19 a viagem foi adiada do ano de 2020, assim, a vigência foi de 05 de setembro de 2021 a 05 de junho de 2022.
Robson Ilha -> realizou as atividades pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES na Universidade Martinho Lutero de Halle-Vitemberga (MLU) na Alemanha durante o período de outubro/2017 a março/2018. No PPGEC/UFSM teve a orientação do professor João Batista Dias de Paiva.
Juliana Young -> realizou as atividades pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa/Portugal durante o período de abril a setembro de 2017. Esteve sob a supervisão do professor Francisco Serdoura na Escola de Lisboa. No PPGEC/UFSM teve a orientação da professora Jussara Cabral Cruz.
Abaixo, destacamos algumas atividades com parcerias em pesquisas com instituições e pesquisadores de outros países:
Professor Alejandro Luis Padillo participa em redes de pesquisa com a Universidad de Granada (UGR) na área anterior e Universidad de Almería (UAL) sobre o uso de metodologias multicritério na análise de impactos ambientais (projeto ANDROMEDA).
Professor Alejandro Luis Padillo é líder no Comitê de Transporte Sustentável Sociedad Panamericana de Investigación en Transporte y Logística (PANAMSTR) junto à profa. Dra. Sonia Mangones, da Universidad Nacional de Colombia.
Grupo de pesquisa em Modelagem Hidroambiental e Ecotecnologias do PPGEC-UFSM, desenvolve pesquisas em parceria com pesquisadores da Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Escócia, Estados Unidos, França, Índia, Irlanda e Itália no desenvolvimento do subprojeto “Tecnologias Limpas” em consonância com o Programa CAPES/PrInt – Projeto Institucional de Internacionalização da UFSM, ainda com a participação dos programas PPGQ (Química) e o PPGEQ (Eng. Química) da UFSM.
Projeto de pesquisa intitulada “Utilization of micro algal biomass as an adsorbent for the Rhodamine B treatment” com financiamento europeu para convênio e suporte internacional – REMEDI, onde o docente do PPGEC, professor Elvis Carissimi, é o responsável no Brasil e um dos coordenadores, integrando a equipe docentes de instituições de ensino internacionais: Hedda Sander (Universidade de Ostfalia – Alemanha); John Skalbeck (Universidade de Wisconsin-Parkside, nos Estados Unidos); Mika Nieminen (Tampere University – TAMK, na Finlândia).
Projeto de pesquisa “Strength, Behavior, and Failure mode of hollow concrete masonry constructed with mortars of different stregths”, em desenvolvimento com a Brigham Young University/EUA, professor Fernando S. Fonseca, e com a Eindhoven University/Holanda, professores Ad. T Vermeltfoort e Dirk R. W.Martens. . No PPGEC sob a coordenação do professor Gihad Mohamad.
Pesquisa sobre Modelagem de LID com Sistema Multi-Objetivo de Otimização, em conjunto da professora Rutineia Tassi do PPGEC com o professor Márcio Giacomonni da University of San Antonio at Texas, College of Engineering.
Projeto de pesquisas em andamento em Modelagem Distribuída em parceria com a Universidade de Swansea no Reino Unido, com integrantes de BRICS. O projeto terá coordenação do professor Daniel Gustavo Allasia.
Parceria de pesquisa com o LEPABE – Laboratory for Process Engineering, Environment, Biotechnology and Energy, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal), a pesquisa será para a Análise dos Efeitos Ecotoxicológicos e Microbiológicos de Reagentes Naturais e Sintéticos utilizados no Tratamento de Água e Esgoto Doméstico. A Profa Olga Cristina Pastor Nunes é a pesquisadora portuguesa e o professor Elvis Carissimi do PPGEC é o responsável no Brasil.
Parceria com o laboratório de Engenharia Ambiental, no Instituto de Engenharia da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), para aplicação de Ozoflotação na Recuperação de Biomassa para Produção de Biocombustível. A Profa. Dra. María Teresa Orta é a pesquisadora mexicana e o professor Elvis Caríssimi representa o PPGEC nesta ação.
O GEPPASV, grupo de pesquisa no PPGEC, mantém desde 2015 uma parceria em pesquisas com a École Nationale des Travaux Publics de L’État (Université de Lyon) com estudos relacionados com a reologia de ligantes e misturas asfálticas e sob a coordenação do professor Luciano Pivoto Specht.
Cooperação em pesquisa com a Universidade Técnica de Munich (Technical University of Munich – TUM) com a visita técnica do Prof. Eric Brandão Carneiro ao grupo de Vibroacústica em janeiro de 2020.
Pesquisa conjunta com o professor Dr. João Emílio Almeida, do Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto (Portugal), com início em 2020, sobre o tema Realidade Virtual e Jogos Sérios: Um Novo Paradigma de Treino de Pessoas em Evacuação de Edifícios, coordenada no PPGEC pelo Prof. Rogério Antocheves de Lima.
Os docentes do PPGEC, Deividi da Silva Pereira e Luciano Pivoto Specht, estiveram em 2020, em visita técnica à Universidade Estadual da Carolina do Norte North (NCSU)em Raleigh, nos Estados Unidos. Na ocasião North Caroline State University cederam 2 softwares desenvolvidos para análise e dimensionamento de pavimentos que vem sendo utilizado pelos alunos do PPGEC.
Cooperação em pesquisa com a Universidade Técnica da Dinamarca (Technical University of Denmark – DTU) com visita técnica do Prof. Eric Brandão Carneiro em fevereiro de 2020 como pesquisador visitante, dando início a um projeto de pesquisa em medição in situ de absorção e espalhamento com foco em arranjos de sensores acústicos. O projeto de pesquisa está sob apreciação do ERC (European Research Counsil).
Contemplado pela Chamada n. 41/2017 para o Programa CAPES/PrInt–Projeto Institucional de Internacionalização da UFSM, subprojeto Institucional de Internacionalização com o tema estratégico em “Tecnologias Limpas”, O projeto contou 3 programas de pós-graduação da UFSM, PPG em Engenharia Ambiental, PPG em Engenharia Química e PPG em Química no período de 5 anos, de 2019 a 2024. O projeto Tecnologias Limpas (também conhecidas como tecnologias “verdes” ou “sustentáveis”) tem como enfoque o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para o aprimoramento de processos, produtos, serviços e procedimentos organizacionais com o objetivo de redução ou eliminação do impacto ambiental. Nesse sentido, busca-se soluções técnicas e programas que promovam a melhoria do desempenho ambiental das instituições com a adoção de tecnologias limpas. O projeto visa atuar em linhas com enfoque na redução de operações unitárias, consumo de água, energia e geração de efluentes; emprego de tecnologias alternativas como ultrassom, micro-ondas e ultravioleta; e garantia da confiabilidade dos métodos de análise para o controle de qualidade de produtos e processos. Informações completas do projeto AQUI. Os indicadores do projeto podem ser visualizados neste dashboard. Com este projeto várias ações de internacionalização foram possíveis que culminaram em parcerias produtivas. algumas ações foram:
Curso de Curta Duração – > Professor José Goes Vasconcelos da Universidade de Auburn, Alabama, EUA,Professor da Universidade de Auburn e especialista modelagem hidráulica, minicurso “Modelagem numérica de sistemas de água urbana usando SWMM 5.1.”, de dias 3 e 12 de julho de 2024.
Curso de Curta Duração – > Curso NUMERICAL SOLUTIONS IN WATER RESOURCES AND ENVIRONMENTAL APPLICATIONS com o professor José Goes Vasconcelos da Universidade de Auburn, Alabama, EUA, de 17 a 26 de junho de 2019.
Professor Visitante -> Professor Hermann Jungkunst é docente na University of Kaiserslautern – Landau (RPTU), da Alemanha, atuando na área de Ciência do Solo, palestra em 09 de março de 2023: “Matter of scale: merging process understanding and decision-making in soil carbon-climate predictions” com o professor Hermann Jungkunst!
Professor Visitante – > Com o Prof. Latif Kalin, da Universidade de Auburn, EUA, proferiu o Worshop intitulado “Wetland Water Quality Model (WetQual)” em 08 de dezembro de 2021 e a palestra “Quantifying Land Use, Climate and Water Nexus at Multiple Scale” em 13 de dezembro de 2021.
Professor Visitante -> Professor Ryszard Lobinski do The Institute of Analytical Sciences and Physico-Chemistry for Environment and Materials, IPREM, Université de Pau et des Pays de L’Adour, France, ministrou a palestra com o tema “Mass spectrometry insights into hydrocarbon biodegradation: from natural bioattenuation to bioremediation technologies em 28/10/2021.
Professor Visitante -> Professor José Góes Vasconcelos da Universidade de Auburn, Alabama, EUA, esteve como professor visitante ministrando aula aos alunos de mestrado e doutorado. Ministrou a disciplina Numeral Solutions For Hydro-Envirommental Aplications (ESA896): 30 horas, nos semestres/anos: 02/2019; 02/2020 e 01/2021.
Seminário -> ministrado pela Pós-Doutoranda Dr.ª Virginie Sellier: “Use of sediment fingerprinting techniques to quantify the sources and the dynamics of sediment in mining (New Caledonia) and cultivated catchments (Southern Brazil)”, em 04 de agosto de 2022.
Seminário -> ministrado pelo pós-doutorando Dr. Tomás Mac Loughlin:”Determination of pesticides and pharmaceuticals in water using ultra-high performance liquid chromatography coupled to tandem mass spectrometry” em 04 de agosto de 2022.
Seminário e workshop -> Com o professor Marcio Giacomoni da Escola de Engenharia Civil e Ambiental e Gestão de Obras da Universidade de Texas em San Antonio (UTSA). Em 06 de outubro o seminário foi intitulado “Avanços no estado da pesquisa de águas pluviais urbanas: inteligência artificial, teoria de controle e bancos de testes em escala real para avaliar inundações e qualidade da água”. De 25 de setembro a 6 de outubro ministrou o workshop “Análise de Sistemas de Recursos Hídricos: Teoria e Estudos de Caso”. Aqui a notícia.
Palestra -> palestra “De Fachadas Verdes a Paredes Vivas Híbridas” no 31 de janeiro de 2024. A palestra será ministrada pelo professor Manfred Köhler, membro do WGIN.
Palestra – > Oportunidades de pesquisa e projetos de engenharia na Austrália! Conversa com a professora Fernanda Helfer, da Universidade de Griffith na Austrália, em 23 de abril de 2024.
Palestra -> com o Prof. Olivier Evrard da Université Paris-Saclay, França: Palestra sobre consequências ambientais de catástrofes com foco em rastreamento de sedimentos/contaminantes. Ocorreu em 30 de novembro de 2021, intitulada “Understanding the environmental consequences of a catastrophe: how to implement a sediment/contaminant tracing framework after an accident? A palestra contou com exemplos das últimas cheias do Rio Sena (Paris, França) em 2016/2020/2021 e da redistribuição da precipitação radioativa nos rios costeiros de Fukushima (Japão).
Worshop -> ministrado pelo professor Puneet Srivastava da University of Maryland, EUA, de 15 a 17 de abril de 2024, intitulada “Fundamentals of climate, hidrologic process, and their interactions.
Doutorado Sanduíche -> A doutoranda Tamiris Rosso Storck realizou o doutorado sanduíche na Rheinland-Pfälzische Technische Universität Kaiserslautern-Landau (RPTU), cidade de Landau In Der Pfalz, Alemanha, durante o período de novembro de 2023 a abril de 2024 em que esteve sob a supervisão do professor Mirco Bundschuh (RPTU). Atuou no Projeto “Avaliação da exposição de Daphnia magna a contaminantes ambientais”. Dentre as atividades do projetos, foram avaliados os efeitos da exposição aguda e crônica de Daphnia magna a diferentes concentrações de imidacloprido (agrotóxico) e diclofenaco (medicamento), tanto de forma isolada quanto de suas misturas. No PPGEAmb/UFSM teve a orientação da professora Bárbara Clasen Estevão.
Doutorado Sanduíche -> A pós-doutoranda Virginie Raphaelle Marie Sellier na Categoria Jovem Talento pelo Programa CAPES/PrInt–Projeto Institucional de Internacionalização da UFSM, com o título da pesquisa” Quantifying the sources and the dynamics of sediment in cultivated catchments of Southern Brazil (tributaries of the Uruguay River) ” sob supervisão do Prof. Daniel Gustavo Allasia Piccilli durante o período de 01 de março a 31 de agosto de 2022.
Doutorado Sanduíche -> a professora Fernanda Helfer, Capes- Print professora Sênior na Escola de Engenharia e Ambiente Construído – Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Griffiht, Austrália, cursou o pós-doutorado na Categoria Jovem Talento pelo Programa CAPES/PrInt com o projeto de pesquisa “Assessing the Individual and Combined Impacts of Land Use and Land Cover (LULC) and Climate Changes on Hydrological Processes in a Major Catchment in Southern Brazil” sob supervisão do Prof. Daniel Gustavo Allasia Piccilli durante o período de 01 de outubro de 2023 a 30 de março de 2024.