Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM receberá professor de universidade do Texas para palestra e workshop

Marcio Giacomoni abordará questões relacionadas a águas pluviais urbanas e sistemas de recursos hídricos



O projeto Capes-Print Tecnologias Limpas promoverá seminário e workshop com o professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental e Gestão de Obras da Universidade de Texas em San Antonio (UTSA) Marcio Giacomoni. As palestras fazem parte do acordo de cooperação internacional recentemente firmado entre a UFSM e a UTSA, que visa estreitar mais as parcerias entre as instituições, e, entre outras ações, evoluir para dupla titulação no nível de pós-graduação entre os programas de pós-graduação em Engenharia Ambiental (PPGEAmb) e em Engenharia Civil (PPGEC). A vinda de Giacomoni marca o início efetivo das atividades previstas no acordo de cooperação.

No dia 3 de outubro, às 14h, o seminário será “Avanços no estado da pesquisa de águas pluviais urbanas: inteligência artificial, teoria de controle e bancos de testes em escala real para avaliar inundações e qualidade da água”. O palestrante apresentará projetos de pesquisa relacionados à modelagem, controle de inundações e qualidade da água no ambiente urbano. Também mostrará o uso de redes neurais artificiais na previsão de inundações, bem como telecomunicações de dados e sensores aplicados à hidráulica urbana. Novos métodos para controle de inundações e outros tópicos serão discutidos. Inscrições pelo link.

Já de 25 de setembro a 6 de outubro, Giacomoni ministrará o workshop “Análise de Sistemas de Recursos Hídricos: Teoria e Estudos de Caso”. Os métodos de análise de sistemas usam abordagens algorítmicas e matemáticas para resolução de problemas. São métodos que podem ser aplicados para resolver problemas complexos de projeto e gerenciamento de sistemas de recursos hídricos e outras áreas de engenharia. Este minicurso se concentrará em métodos de otimização, como programação linear, programação inteira, programação não linear, programação geométrica e algoritmos evolutivos, e sua aplicação a sistemas de recursos hídricos. A teoria apresentada será ilustrada com estudos de caso. Inscrições até 18 de setembro pelo link.

Giacomoni nasceu em Brasília, mas tem família originária de Santa Maria. O workshop será ministrado em inglês, enquanto a palestra deverá ter uma abordagem híbrida, com slides em inglês e apresentação em português, mas ainda não está definido. Os locais das atividades também não estão definidos.

O público-alvo são estudantes de pós-graduação das Engenharias, mas a palestra será aberta também à comunidade.

Mais informações pelo email eco@ecotecnologias.org.

 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63588

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes