O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM) é o resultado da fusão entre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEAmb).
O processo de fusão entre os programas PPGEC e PPGEAmb iniciou no ano de 2019 com a discussão entre suas coordenações quando a Capes sugere lança a ideia das fusões entre programas das mesmas áreas de conhecimento de uma instituição de ensino para o fortalecimento da pós-graduação (PG). Logo a discussão chegou aos colegiados dos programas e houve o estudo de cenários. Com o amadurecimento de ideias e todo o planejamento para isso, a proposta de fusão foi enviada e aprovada na Capes em 2023. A Portaria 883, de 30 de agosto de 2024 foi homologado pelo Ministério da Educação (MEC) o Parecer CNE/CES nº 421/2024(Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação), sendo autorizado o funcionamento do Programa já fusionado para o ano de 2025.
O PPGEC teve seu início no ano de 1994, em nível de Mestrado Acadêmico, e com o doutorado aprovado com o ingresso da 1ª turma em 2014, formando até o final do ano de 2024, 620 mestres(as) e doutores(as). O PPGEAmb, que iniciou as atividades no ano de 2012 e teve na mesma data a formação de 87 mestres(as) e doutores(as). Ambos totalizaram a formação de 707 mestres(as) e doutores(as) aptos a atual como pesquisadores, docentes e profissionais nas áreas das Engenharias I.