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Procedimentos e instruções

O Curso de mestrado terá a duração mínima de doze meses e duração máxima de vinte e quatro meses, devendo neste prazo ser cumprido um total de vinte e cinco créditos.
Para o cálculo do total de créditos do Curso, incluir-se-ão as aulas teóricas, práticas e teórico-práticas.
A critério do Colegiado poderá haver prorrogação mediante solicitação, por escrito, do orientador conforme o artigo 36, parágrafo 4º do regimento Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da UFSM.

O regime de dedicação ao Curso será de tempo integral, sendo admitidos candidatos em regime parcial, com a aceitação do orientador, e com disponibilidade de carga horária compatível com o desenvolvimento das atividades, sem prejuízo do cumprimento da conclusão do Curso no prazo máximo de vinte e quatro meses.
O não cumprimento do tempo integral e/ou do regime parcial é causa justa para o desligamento do aluno.
Eventuais modificações de regime de dedicação ao Curso deverão ser submetidas à aprovação pelo Colegiado.

Além das disciplinas de Pós-Graduação, constituem-se atividades obrigatórias a entrega de relatório semestral ao orientador, relacionando as atividades desenvolvidas no transcorrer do semestre.
Ao final de cada semestre, o orientador deverá atribuir ao acadêmico o conceito “S” ou “NS” (suficiente ou não suficiente);
O aluno que tiver conceito “NS” por dois semestres será desligado do Curso.


Art. 38 Os vinte e cinco créditos deverão ser cumpridos da seguinte forma:
I – doze créditos em disciplinas obrigatórias;
II – treze créditos obtidos através de: disciplinas optativas, coorientação de
iniciação científica, estágios em laboratórios autorizados e do aproveitamento de
créditos cursados em outros programas;

O aluno de mestrado deverá cursar o mínimo de 25 créditos em disciplinas. Na UFSM, cada crédito corresponde a 15 horas. Exemplo: disciplina de 45 horas = 3 créditos.

As datas de matrículas são propostas pelo Calendário Acadêmico da UFSM

O horário das disciplinas no PPGeronto está disponível em nosso site, no link quadro de horários

Para manter o vínculo regular com o curso, o aluno deverá estar matriculado e cursando pelo menos uma disciplina. Aos alunos, que já tenham cursado todos os créditos, devem manter o vínculo mediante a matrícula em EDT001- Elaboração de Dissertação/Tese.

Será desligado do curso, o aluno que tiver reprovação em duas disciplinas diferentes, ou duas vezes na mesma disciplina. O discente que não efetuar a matrícula regularmente terá sua situação caracterizada como Abandono do curso.

O discente que obtiver conceito igual ou inferior a “C” em qualquer disciplina, será reprovado.

Vídeo tutorial de solicitação de matrícula: https://ntetube.nte.ufsm.br/v/1558984169

O plano de estudos é o conjunto organizado de disciplinas curriculares que o aluno pretende cursar no decorrer do curso.
Deve ser desenvolvido pelo discente em conjunto com seu orientador.

O plano de estudos deverá ser elaborado pelo Portal do Aluno no primeiro semestre do curso, o aluno que não o fizer, ficará impossibilitado de efetuar a matrícula para o segundo semestre de curso.

Tutorial para elaboração do Plano de Estudos

O plano de estudos do aluno deverá conter no mínimo 25 créditos em disciplinas, sendo:

1) 12 créditos em disciplinas obrigatórias

2) 13 créditos dentre as disciplinas optativas ofertadas pelo curso.

Conforma grade curricular sugerida pelo Curso: https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/ppgeronto/grade-curricular/

Os alunos poderão solicitar ao Colegiado o aproveitamento de créditos obtidos como aluno especial na Instituição ou em outras IES, a critério do orientador, considerando-se um máximo de até nove créditos do total previsto no Programa.

Quando essas disciplinas coincidirem com as obrigatórias previstas no Programa, deverão ser analisadas individualmente.

Só poderão ser aproveitadas as disciplinas realizadas em Cursos de Pós-Graduação Strictu sensu (Mestrado ou Doutorado).

O aluno deverá encaminhar solicitação de aproveitamento de disciplinas, conforme as seguintes instruções:

O aluno deverá ter sido aprovado no teste de suficiência em língua inglesa para poder solicitar a qualificação, ou seja, precisa ter sido aprovado no teste até 18 meses após o ingresso no Curso.

Os alunos poderão solicitar ao Colegiado o aproveitamento do teste de suficiência realizado em outra instituição.

Sendo que os aproveitamentos de testes serão aceitos quando:

I – reconhecidos pela CAPES e/ou emitidos por instituições com programas de pós-graduação, reconhecidos pela mesma, e realizados no máximo há cinco anos.
II – emitidos pelo MEC no caso do CELPE-BRAS.

O TOEFL é válido, porém é utilizada para o aproveitamento apenas a pontuação obtida na parte de leitura, intitulada “Reading Comprehension”. Essa pontuação precisa ser de 41 pontos ou mais.

O aluno deverá encaminhar solicitação de aproveitamento do teste de suficiência, conforme as seguintes instruções:

Instituições com testes de suficiência já aprovados pelo PPG em Gerontologia:

Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Franciscana

Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Jataí

 

O aluno poderá solicitar matrícula em disciplina de outro Programa de Pós-Graduação da UFSM mediante o seguinte procedimento:

Primeiramente, o aluno precisa verificar se o curso no qual ele deseja solicitar matrícula aderiu à solicitação de disciplinas extracurriculares pelo portal do aluno ou se a realização se dará por e-mail e se o curso disponibiliza a disciplina que ele deseja para alunos de outros cursos.

Se for pelo portal do aluno, basta solicitar a matrícula pelo portal, no período estipulado no calendário acadêmico.

Se o curso optou por fazer a solicitação por e-mail, o aluno deve encaminhar e-mail para o PPGeronto informando: nome, matrícula, disciplina na qual deseja se matricular, turma e curso que oferta a disciplina. A Coordenação do PPGeronto precisará aprovar a solicitação e a encaminhará ao curso pretendido, para que seja apreciada e verificada a disponibilidade de vagas. 

O aluno poderá solicitar exclusão de disciplinas da matrícula dentro do período de trancamento total dos cursos de graduação.

A solicitação precisa ser instruída com justificativa e da solicitação não poderá resultar exclusão de todas as disciplinas matriculadas, pois isso implica perda de vínculo com a UFSM.

Modelo de solicitação de Exclusão de disciplina

Participação em qualificações e defesas online:

Para solicitar o formulário de participação em banca de qualificação ou defesa do PPG em Gerontologia o discente deverá comprovar a sua participação mediante o envio, ao e-mail do Curso, de um documento em formato PDF com 5 capturas da tela da videoconferência que apareça a defesa que está participando e o horário. O horário entre a primeira e a última captura deve ter, no mínimo, uma hora de intervalo.

O aluno insere essas imagens em um único documento em word, transforma para PDF e encaminha para este e-mail solicitando o seu atestado.

Participação em qualificações e defesas presenciais:

O aluno deverá preencher o formulário de participação e solicitar a assinatura e carimbo do Presidente da banca de defesa.

Formulário disciplina de Seminários em Gerontologia

A disciplina de docência orientada é obrigatória na grade curricular do curso e deve ser realizada em disciplina de curso de graduação indicada pelo orientador do aluno.

O plano de docência deve ser aprovado pelo professor orientador, compreendendo, no máximo, trinta por cento da carga horária da disciplina na qual o aluno realizará a docência.

O aluno pode realizar as atividades alusivas à disciplina com supervisão de docente que não seja seu orientador, desde que o mesmo esteja de acordo com o proposto.

Consideram-se atividades limitadas de ensino:
I – ministração de aulas teóricas e práticas;
II – participação em avaliação parcial de conteúdos programáticos, teóricos e práticos.

O aluno que se matricular na disciplina de docência orientada deve encaminhar, por processo eletrônico (PEN) os documentos referentes à participação em disciplina, conforme tutorial a seguir e prazos informados pela Coordenação do Curso.

INSTRUÇÕES

Primeiramente o aluno precisará assinar o termo de concordância de assinatura eletrônica conforme tutorial a seguir: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/416/2020/04/Passo-a-passo-termo-assinatura-eletronica-PEN-SIE.pdf , caso ainda não tenha.

Após obter a confirmação da assinatura eletrônica, o aluno deve abrir o processo eletrônico de Docência Orientada no portal de processos: https://portal.ufsm.br/documentos/login.html
O aluno precisará entrar com login (matrícula) e senha (senha do portal do aluno).

 

PARA ABERTURA DO PROCESSO PELO ALUNO

1. Clicar em “Novo” e “Processo”

2. Escolher o Tipo documental “Processo de docência orientada (134.31)”.

No campo procedência aparecerá o nome do aluno.
– O aluno pode complementar a descrição, se quiser, e clicar em salvar.

3. Anexar ao processo clicando em “adicionar” e “enviar”:
1)requerimento de docência orientada no tipo de documento “Solicitação de docência orientada de mestrado/doutorado”, seguindo o Modelo

2) Plano de docência orientada, o qual deverá conter: os assuntos do plano de estudo que serão abordados; data e horário em que a aula ocorrerá; duração da aula. Inserir no tipo “Plano de docência orientada de mestrado/doutorado”.

3) Plano de ensino/ementa da disciplina na qual realizará a docência no tipo de documento no tipo “Ementa de disciplinas de mestrado/doutorado (132.3)” – Modelo de plano de atividades

*Todos os documentos devem estar em formato PDF;

Obs: o relatório de docência orientada será elaborado pelo aluno e inserido após a realização da docência.

4. marcar: “gerado eletronicamente”, “sem autenticação”, assinar o documento? marcar “sim” e clicar em adicionar.

5. Depois de incluir todos os documentos, clicar em “salvar”, inserir o vínculo (discente) e a senha do portal do aluno e clicar em “ok”.

6. Clicar em “tramitar” escrevendo no despacho “solicito encaminhamento do processo ao professor (nome do orientador do aluno)”. Ele será encaminhado para o destino inicial, que é o protocolo da UFSM.

 

PARA TRAMITAÇÃO PELO ORIENTADOR
– O orientador deve assinar o documento Solicitação de docência orientada de mestrado/doutorado incluído pelo aluno, clicar em tramitar e escrever no despacho que está de acordo com a solicitação.
– O processo deve ser tramitado para unidade CURSO-PROGRAMA PG EM GERONTOLOGIA (Código 09.10.06.00.0.0).

Todo aluno poderá ter um coorientador, com o título de Doutor, que contribuirá com a orientação do discente dentro da sua área de conhecimento.

Ao coorientador compete colaborar com a pesquisa do discente, interagindo com o orientador, no planejamento inicial, na implementação e/ou na redação da dissertação ou tese e dos artigos científicos resultantes dos trabalhos finais. Sendo escolhido em comum acordo com o orientador.

O coorientador poderá ser um professor ou não, devendo ter o título de Doutor, podendo ser interno ou externo ao PPGeronto e à UFSM. A indicação do coorientador deverá ser aprovado pelo colegiado do programa e após deverá constar no plano de estudos do aluno.

Ao coorientador não compete avaliar o aluno na defesa final, porém, poderá, por indicação do orientador estar na condição de presidente da comissão no lugar do orientador.

O aluno deverá encaminhar solicitação ao Colegiado para aprovação do Coorientador, conforme as seguintes instruções:

Modelo de Solicitação de Coorientação

O exame de qualificação tem o objetivo de avaliar e qualificar o projeto de pesquisa, bem como a capacidade do aluno em sua consecução.
No exame de qualificação serão avaliados o projeto de pesquisa, a sua originalidade, os resultados parciais quando disponíveis, a competência e o potencial do aluno para conduzir pesquisas inovadoras, de maneira criativa na área de estudo, bem como seus conhecimentos gerais de ciência e pesquisa. Poderá ser agregada ao exame de qualificação a defesa de uma produção intelectual.
O projeto de dissertação de mestrado deve constituir-se em trabalho próprio, inédito, redigido em Língua Portuguesa, encerrando uma contribuição relevante para a área de conhecimento.

O aluno deverá qualificar até 18 meses após o ingresso no curso.

O aluno que ingressar no curso de Mestrado em Gerontologia a partir do ano de 2022 deverá obrigatoriamente utilizar o manual_de_dissertações_e_teses_de_2021 como base para elaboração da dissertação.

Para solicitar a qualificação o discente deverá: ter sido aprovado no teste de suficiência em língua inglesa (caso não tenha sido precisa encaminhar justificativa), ter completado 75% da carga horária do curso e ter apresentado o trabalho e obtido nota que equivalha a aprovação na disciplina de Metodologia Científica II (caso a disciplina ainda não tenha sido finalizada a professora dessa irá atestar a aprovação).

Durante o primeiro e segundo semestres letivos de 2022 as qualificações poderão ser realizadas por videoconferência ou de forma presencial. Pode ter a participação de até um membro por parecer.

Para a qualificação, o mestrando deve encaminhar o Formulário para a Coordenação do PPGeronto com no mínimo 20 dias de antecedência da data sugerida para a qualificação. Esse será apreciado pelo colegiado do Programa. O mestrando fica responsável por agendar a sala que desejar. Esse fica responsável também pela sala e organização do ambiente no dia da defesa.

Roteiro de Qualificação e Defesa

MODELO DE PARECER

O aluno deverá encaminhar a solicitação de qualificação da seguinte forma:

 

O aluno que ingressar no curso de Mestrado em Gerontologia a partir do ano de 2022 deverá obrigatoriamente utilizar o manual_de_dissertações_e_teses_de_2021 como base para elaboração da dissertação.

O aluno deverá defender até 24 meses após o ingresso no curso.

A banca examinadora da dissertação será composta pelo orientador do aluno e mais dois examinadores, doutores, com pelo um deles externo à UFSM. Ainda, deverá contar com um examinador suplente.

Quando o orientador e coorientador estiverem presentes na comissão examinadora de defesa de dissertação, esta comissão contará com mais um membro efetivo, e o coorientador não participará da atribuição do conceito final.

A presidência dos trabalhos na comissão examinadora será exercida pelo professor orientador. Na impossibilidade de participação do professor orientador, o coorientador poderá presidir os trabalhos de defesa.

Na impossibilidade de participação do orientador e do coorientador na substituição, o orientador deverá comunicar oficialmente à coordenação do programa, indicando os motivos e sugerindo o seu substituto. O professor indicado deverá ter a aprovação do colegiado do programa para presidir os trabalhos de presidente na defesa de dissertação.

Para aprovação da solicitação de defesa do discente o mesmo deverá ter comprovada a submissão de pelo menos um artigo qualis B2 ou maior na área interdisciplinar.

Para a solicitação de defesa o mestrando não deve ter nenhuma pendência curricular, pois estas impedem a solicitação.

Antes de realizar a solicitação o mestrando ou orientador devem agendar sala para a defesa.

O mestrando fica responsável pela sala e organização do ambiente para a defesa, assim como levar o que achar necessário para o evento (exemplo: água, café, alimento,etc.).

Durante o primeiro e segundo semestres letivos de 2022 as defesas poderão ser realizadas por videoconferência ou de forma presencial. Pode ter a participação de até um membro por parecer.

Roteiro de Qualificação e Defesa

MODELO DE PARECER

Tutorial de Solicitação de defesa

A critério do Colegiado poderá haver prorrogação mediante solicitação, por escrito, do orientador e do aluno, conjuntamente.

Os prazos poderão ser prorrogados por até seis meses, mediante aprovação do
colegiado.
Para discentes que não tenham sido bolsistas, ou que tenham sido bolsistas durante algum período do curso, o prazo definido poderá ser prorrogado por até doze meses, mediante aprovação do Colegiado.

INSTRUÇÕES PARA A SOLICITAÇÃO DE PRORROGAÇÃO DE PRAZO DE DEFESA

Primeiramente o aluno precisará assinar o termo de concordância de assinatura eletrônica conforme tutorial a seguir: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/416/2020/04/Passo-a-passo-termo-assinatura-eletronica-PEN-SIE.pdf , caso ainda não tenha.

Após obter a confirmação da assinatura eletrônica, o aluno deve abrir o processo eletrônico de Processo de prorrogação de prazo para defesa de dissertação/tese no portal de processos: https://portal.ufsm.br/documentos/login.html
O aluno precisará entrar com login (matrícula) e senha (senha do portal do aluno).

 

PARA ABERTURA DO PROCESSO PELO ALUNO

1. Clicar em “Novo” e “Processo”


2. Escolher o “Tipo documental” do processo: “Processo de prorrogação de prazo para defesa de dissertação/tese (134.333)”.

No campo procedência aparecerá o nome do aluno.
– O aluno pode complementar a descrição, se quiser, e clicar em salvar.

 

3. Anexar ao processo a solicitação de prorrogação contendo justificativa e prazo desejado em formato PDF, conforme modelo (RequerimentoProrrogacaoPrazoDefesa), no tipo documental “Requerimento de prorrogação de prazo de defesa de dissertação/tese (134.333)”

– Clicar em “Adicionar” e “enviar”.

 

4. Marcar: “gerado eletronicamente”, “sem autenticação”; “assinar o documento?” marcar “sim” e clicar em adicionar.

 

5. Depois de incluir todos os documentos, o aluno deve clicar em salvar.

 

6. Inserir o vínculo (discente) e a senha do portal do aluno e clicar em “ok”.

 

7. Clicar em “tramitar”

 

8. Em “próximo passo”, escolher a opção “encaminha para pessoa”. Em “Destino”, digitar o nome do orientador e selecioná-lo. No “Despacho”, digitar “Para análise”. Clicar em “Tramitar”.


PARA TRAMITAÇÃO PELO ORIENTADOR
– O orientador deve assinar o documento “
Requerimento de prorrogação de prazo de defesa de dissertação/tese” incluído pelo aluno, clicar em tramitar e escrever no despacho que está de acordo com a solicitação.
– O processo deve ser tramitado para unidade CURSO-PROGRAMA PG EM GERONTOLOGIA (Código 09.10.06.00.0.0).

INSTRUÇÕES

1. Acessar o portal do aluno informando o Login (matrícula) e senha.

2. Clicar em “caixa postal”, no número do processo e depois em “abrir”.

3. Clicar em “ações” e depois em “inserir documentos”.

4. Clicar em “adicionar” e “enviar”.

5. Escolher o documento e “adicionar”.

6. Salvar.

7. Escolher o vínculo, colocar a senha e clicar em “ok”.

8. Tramitar.

9. Escolher: “encaminha para unidade” e “CURSO-PROGRAMA PG EM GERONTOLOGIA” ou “encaminha para pessoa” e “nome do orientador/pessoa”. Escrever o despacho. Clicar em “tramitar”.

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