Ir para o conteúdo PPGH Ir para o menu PPGH Ir para a busca no site PPGH Ir para o rodapé PPGH
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor Adriano Comissoli publica capítulo no ebook “Fronteiras na História: atores sociais e historicidade na construção do Brasil Meridional (Séculos XVIII-XX)”



O professor Adriano Comissoli, do PPGH-UFSM, publicou um capítulo intitulado “Reflexões em torno de fronteiras e alteridades voltadas à investigação em História” (p. 11-36), no ebook “Fronteiras na História: atores sociais e historicidade na construção do Brasil Meridional (Séculos XVIII-XX)”, da editora UFFS e organizado por Murillo Dias Winter e Ânderson Marcelo Schmitt.

O livro apresenta resultados de anos de investigações de um sem-número de trabalhos nos mais diferentes formatos, do diálogo estreito com as mais diversas linhas de pesquisa em programas de pós-graduação no Brasil e no exterior e através de projetos financiados por governos estaduais, nacionais e instituições internacionais, os quais convergem seus esforços em um ponto central: demonstrar a profundidade e a riqueza analítica dos estudos sobre a formação da Fronteira Sul, do final do século XVIII até o século XX. Esta publicação, diante da atualidade, complexidade e necessidade de um esforço coletivo, propõe pensar a fronteira e os limites não como linha a ser meramente ultrapassada, mas como espaços que produzem sentido e que merecem reflexão atenta para produção de conhecimento cada vez mais plural, complexo e abrangente. Portanto, sua tarefa fundamental é alimentar, redobrar e aprofundar os estudos sobre as fronteiras.

Os autores são renomados historiadores, com destaque no Brasil e no exterior. Eles apresentam um mesmo recorte espacial, distintas territorialidades, temporalidades dessemelhantes, com diferentes pessoas e paisagens, espaços que são compartilhados, disputados, medidos, visitados por estrangeiros, utilizados como ferramenta retórica, modificados em razão de interesses econômicos, ocupados por colonos, indígenas, quilombolas, militares. Trata-se de produtos de uma historicidade, na mesma medida em que são agentes transformadores da mesma dinâmica histórica multifacetada.  

Parabéns, professor Adriano!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-510-1772

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes