Ir para o conteúdo PPGP Ir para o menu PPGP Ir para a busca no site PPGP Ir para o rodapé PPGP
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Nota de Falecimento: Prof. Dr. Pedro Humberto Farias Campos



É com todo pesar que a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia e o GT Representações Sociais comunicam o falecimento de Pedro Humberto Faria Campos, exímio psicólogo social, pesquisador, extensionista e professor de Psicologia Social. 

Pedro realizou seu doutorado em Psicologia Social na Université de Provence, sendo uma referência no campo das representações sociais e da educação.

Atuou na UERJ, na UNIVERSO/RJ e PUC/Goiás, desenvolvendo expressivos projetos e programas de intervenção nas áreas de saúde mental e adolescência em situação de risco e conflito com a lei, bem como no campo da educação, pesquisando temas como práticas docentes, exclusão social e práticas inclusivas na escola, violência nas escolas e afetividade. Sua última instituição de inserção foi a Fundação Carlos Chagas, como bolsa da FAPESP.

Foi coordenador do GT de Representações Sociais da ANPEPP, de 2010 a 2014, participando ativamente até seu falecimento. Contribuiu para a consolidação da Teoria das Representações Sociais no contexto brasileiro por meio de sua formação intelectual orientada pela melhor tradição da Psicologia Social, na sua vertente crítica.

Também trouxe importantes contribuições ao VIDAS – Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Psicologia Clínica Social, do nosso PPGP, participando de bancas, escritos e reuniões com nosso Núcleo.

Pedro não era apenas um acadêmico, era esportista (gostava de jogar basquete) e tinha alma de poeta. Ele escrevia poesias profundas, como as registradas no livro “Solidão grosseira -Poesias” e “Deuses que habitam nosso corpo”. Por onde entrava, chamava a atenção, não apenas pela sua altura e semblante forte, mas por sua personalidade intensa, cativante e atraente. Quem conheceu Pedro sabe que sua presença sempre deixava uma marca importante. Uma pessoa brilhante e generosa, um amigo solidário e acolhedor.

A perda de Pedro dói profundamente em nossos corações e deixa um imenso vazio em nós, mas sua presença continuará conosco sempre, seja por meio de sua inestimável obra teórica, seja pelos afetos que Pedro espalhou entre nós. Solidarizamos com os familiares nesse momento tão impactante e triste. Nosso imenso agradecimento por termos tido a oportunidade de conviver com ele. Que siga um caminho iluminado, continuando a iluminar a todos nós!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-518-2381

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes