
Muito mais do que textos em páginas estáticas, somos uma comunidade conectada pelo desafio de repensar o que significa “publicar” no universo da FACOS. O Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM conta com publicações seriadas em periódicos científicos, revistas experimentais, revistas acadêmicas-jornalísticas, entre outras publicações. Seguem as recomendações!
Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
Fundada em 2002, a Animus se propõe a desbravar as fronteiras da mídia e da comunicação, reunindo estudos teóricos e empíricos sobre jornalismo, publicidade, audiovisual e mais. Sua periodicidade é semestral e open-access, convocando pesquisadores de todo o mundo a debaterem temas como convergência digital, identidades midiáticas e cultura pop. Descubra mais sobre em @revista.animus!
Cadernos de Comunicação
Em circulação desde 1996, com retomada no modelo e fluxo contínuo em 2011, os Cadernos se consolidaram como um cenário para dossiês temáticos, artigos livres, relatos de prática e resenhas. O periódico é voltado a iniciantes e veteranos da pesquisa em comunicação, e publica em português, inglês e espanhol. Assim se tornou um espaço interessante para divulgar teses de mestrado, doutorado e trabalhos de conclusão de curso. Saiba mais aqui!
Gutenberg: Revista de Produção Editorial
Lançada em 2018, com sua primeira edição em 2021, a Gutenberg foca nos processos de criação e circulação de produções editoriais: do design gráfico à gestão de mercado, passando pela história do livro e pelas novas mediações digitais. Por ser aberta e contínua, a revista reúne estudos de caso, revisões de literatura e artigos teóricos. Está presente no @gutenberg!
.TXT: Revista Laboratório de Jornalismo
Você já se perguntou como nasce uma reportagem inovadora? Desde 2007, a disciplina de Jornalismo Impresso da UFSM entrega aos alunos essa resposta na forma da .TXT: um fanzine digital (e, às vezes, impresso em tiragem limitada) que reúne reportagens, entrevistas, ensaios fotográficos e narrativas interativas. Explore o primeiro laboratório de práticas jornalísticas seguindo @revistatxt!
Revista O QI: Quociente de Informação
Se “revista” fosse um problema a ser redesenhado, a O QI seria a solução. Desde 2012, esse projeto experimental do Curso de Produção Editorial desafia as categorias tradicionais ao unir texto, áudio, vídeo e interatividade. Com chamada anual (a edição de 2025 recebeu submissões até 12/05/2025), a O QI prioriza, acima de tudo, a ousadia de experimentar, sempre misturando teoria e prática. Conheça nossas edições anteriores aqui!