
Entre planilhas, ideias e protocolos, cinco equipes constroem a edição atual, nos ensinando que produzir uma revista é um ato que vai além da publicação: é encenar um processo vivo, colaborativo e orgânico. O cenário tem como tema a “Experimentação no Campo Editorial”, criando uma estrutura que se fragmenta em cinco células, a saber: a Gestão Editorial, o Planejamento Gráfico, a Divulgação, a Acessibilidade e a Revisão, que operam de forma interdependente.
A Gestão Editorial é o coração da engrenagem, centralizando as atividades das demais equipes editoriais e sendo responsável por organizar o cronograma, distribuir as tarefas e fazer o conteúdo circular entre os integrantes do projeto. Desde o início, atua como mediadora entre intenção e execução, assim organizando os Drives, sistematizando os prazos, orientando sobre as normas e acompanhando o ciclo completo de cada original, garantindo que tudo seja encaminhado com clareza e coerência, organizando os arquivos e definindo os prazos. Além disso, conduz reuniões, faz o alinhamento do trabalho das equipes e assegura que o projeto editorial permaneça fiel à sua proposta.
Cabe ainda à Gestão Editorial o alinhamento com a produção gráfica da revista, a revisão dos conteúdos e a responsabilidade pelas aprovações finais, mantendo sequência ao fluxo de trabalho, além do acompanhamento do processo de divulgação e produção de materiais promocionais.
Outra atribuição importante é a organização da lista de avaliadores. A Gestão é responsável pela escolha dos nomes atribuídos às avaliações, pela análise dos pareceres de cada original e pela elaboração de um manual com orientações claras, incluindo checklists que auxiliam a avaliação sem comprometer a sensibilidade criativa. Por fim, a equipe também participa da escolha das ilustrações, da aprovação das artes e da definição do cronograma de diagramação, sendo os seus representantes a Professora Cláudia Bomfá, Carlos Eduardo Schraiber e Henrique Bourscheid.
Transformar ideias em materialidade é o trabalho da equipe de Produção Gráfica, que tem como missão pensar em cada detalhe gráfico: paleta de cores, banners, templates e até o manual da marca O QI. Garantindo que o conteúdo editorial seja apresentado de forma clara, atrativa e coerente com a identidade da publicação, de modo a valorizar o conteúdo textual e direcionar uma recepção visual para os leitores. Na revista v.14, 2025, buscam reforçar a identidade da publicação e da experimentação no campo editorial, inovando em aspectos como diagramação, tipografia e hierarquia de informações, sempre priorizando o diálogo com o público leitor e com os temas da edição. A equipe Gráfica participa da gestão editorial em diversas atividades, como na definição do projeto gráfico, criação de grid/layout, hierarquia visual, escolha tipográfica e paleta de cores, elaboração do modelo gráfico de página, diagramação dos textos aprovados, produção de elementos gráficos, como ícones e ilustrações, e revisão final do arquivo diagramado em conjunto com as equipes de Gestão e Revisão, para garantir uma consistência e correção antes da publicação.
A equipe prioriza uma participação colaborativa com as demais equipes da O QI v.14 (Gestão, Revisão, Acessibilidade e Divulgação), de modo a manter, sempre que possível, uma integração alinhada entre forma e conteúdo. A organização interna da equipe do Projeto Gráfico ocorre por meio da distribuição de atividades conforme as habilidades de cada integrante e as etapas do projeto. Além disso, sempre que necessário são realizadas reuniões de alinhamento e de trocas, para manter o mesmo conceito gráfico até o encerramento da produção da edição, sendo a equipe composta pelas acadêmicas Clarissa Pereira, Isabella Matos, Maria Minussi, Vitória Aires e Vitória Skalla.
Nada da O QI chega ao mundo sem passar pelas mãos da equipe de Divulgação: redes sociais, matérias para o site, conteúdo audiovisual e cartazes físicos são sua responsabilidade. Não apenas publicam, mas constroem estratégias, captam autores, roteirizam entrevistas e garantem, acima de tudo, que a edição atinja o público dentro e fora da universidade. É com a ajuda do Planejamento Gráfico e a Gestão Editorial que são capazes de construir uma identidade visual e textual para as chamadas, posts e matérias para o site, garantindo que o tema da edição (“Experimentação no Campo Editorial”), seja traduzido com coerência e de forma interessante. Por isso, foi preciso criar textos e notícias que representassem o dossiê, com matérias sendo elaboradas não apenas para informar datas, mas para apresentar as características e necessidades da revista. Além disso, participam da construção de estratégias de divulgação e captação de autores (em especial, de antigos alunos do curso e ex-integrantes da Revista O QI), mantendo viva a interação nas redes por meio de enquetes e chamadas planejadas. Essa equipe é integrada pelos seguintes nomes: Bárbara Rodrigues, Brenda Amorim, Julia Felipeto e Pedro Porto.
O objetivo da equipe de Acessibilidade é claro: garantir que qualquer pessoa possa navegar pela Revista O QI. No começo de tudo, quando as primeiras artes e textos começaram a tomar forma, iniciou-se o processo de testar contrastes, aumentar fontes, navegar a partir de leitores de tela e ajustar links para ter certeza de que ninguém ficaria perdido ou sem entender o propósito da publicação. Foi então que Bene e Julia Capeleti adotaram para si ferramentas como o Adobe Color e ColorADD, pensando em cada título e botão de ação, e trabalhando para que, ao navegar pelo menu, uma pessoa usando um leitor de tela sinta confiança e fluidez. Por estarem em menor número, a equipe trabalha em conjunto com as outras equipes editoriais, se colocando em uma posição de olhar além e se atentar a detalhes para que a revista alcance o maior número possível de pessoas de maneira confortável.
A equipe de Revisão e Captação de Conteúdo tem a missão de garantir clareza, coesão e qualidade textual para tudo o que foi produzido durante o processo de elaboração do periódico. O trabalho inclui a verificação e correção gramatical de documentos e conteúdos digitais para o site e redes sociais, além da leitura de artigos acadêmicos, com foco na ortografia, gramática, estilo e coerência, de acordo com as normas ABNT.
As atividades são distribuídas entre os membros da equipe, constituída por Elisângela Bedin, Geilyan Martins, Micaela Palma e Nicole Mezadri. Para manter a organização, duas frentes foram criadas, nas quais uma dupla fica responsável pela revisão das mídias e internet, enquanto a outra atua na revisão dos artigos e originais. Assim, possibilitou-se que todos participassem de forma a ter as mesmas experiências, com uma rotatividade sendo exercida entre as duplas, adaptando-se aos desafios do cronograma e contribuindo para a entrega final da revista.