Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM oferece vagas de doutorado para instituições da América Latina e Caribe através do Edital GCUB-UDUAL nº 001/2021



Quatro Programas de Pós-Graduação da UFSM aderiram ao Programa de Formação de Professores de Educação Superior para a América Latina e o Caribe (ProLAC), com a oferta de vagas de doutorado para docentes de Instituições de Educação Superior associadas ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB ou à Unión de Universidades de América Latina y el Caribe – UDUAL. Os programas da UFSM participantes são:

  • Programa de Pós-Graduação em Química (com bolsa)
  • Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – Área de Concentração de Construção Civil e Preservação Ambiental
  • Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – Área de Concentração de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental
  • Programa de Pós-Graduação em Letras

No total, 39 instituições de cinco países participam do ProLAC: Bolívia, Brasil, Colômbia, México e Panamá. No Brasil, a UFSM se soma a outras 32 instituições públicas na oferta de vagas. 

Os principais objetivos do ProLAC são fortalecer a Educação Superior e a pesquisa na América Latina e no Caribe por meio da elevação do número de doutores nas instituições participantes, além de ampliar a integração regional. 

A participação da UFSM no ProLAC integra o conjunto de ações de mobilidade e de cooperação internacional em direção à internacionalização e tem coordenação institucional da Profª Drª Graciela Rabuske Hendges, com assessoria da Secretaria de Apoio Internacional.

Dúvidas sobre a participação no edital podem ser enviadas para o e-mail sai.programas@ufsm.br.

Mais informações estão disponíveis na página do GCUB: https://www.gcub.org.br/destaque/inscricoes-abertas-programa-prolac/

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes