Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM recebe a visita de representantes do consulado da Bélgica

Visitantes irão realizar duas apresentações falando sobre oportunidades de intercâmbio para o país e sobre a presença belga no patrimônio de Santa Maria.



A Secretaria de Apoio Internacional (SAI), em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e o Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural (PPGPC), estará desenvolvendo essa semana, no dia 25/11, duas atividades com a presença de integrantes do Consulado da Bélgica, que estarão presentes na UFSM. Confira abaixo as programações destes eventos:

 

14h – Um olhar pela Bélgica: apresentação geral, possibilidades de intercâmbio e processo prático do visto

Nesta palestra, que faz parte da programação da 36ª Jornada Acadêmica Integrada, o Cônsul Thomas Maes e a Cônsul Honorária Katia Pinheiro abordarão, em linhas gerais, características e informações importantes sobre a Bélgica, desenvolvendo uma explicação sobre sua organização política, governamental e econômica e trazendo aspectos sobre sua cultura e sociedade.

Eles apresentarão, também, vias para realizar um intercâmbio na Bélgica, tanto na comunidade francófona quanto na comunidade flamenga, incluindo um enfoque prático sobre os pedidos e emissão de vistos para os estudos.

Transmissão: https://www.youtube.com/channel/UCLQ1dYv48xwgvlfwCcQMabw

 

16h – Presenças belgas no Patrimônio de Santa Maria

A Vila Belga, bairro residencial localizado próximo à estação ferroviária de Santa Maria, RS, foi construída de 1905 a 1907 pela empresa belga “Compagnie Auxiliare des Chemins de Fer au Brésil” para o alojamento dos trabalhadores da ferrovia.  

O pesquisador belga Marc Storms abordará na sua palestra os seguintes aspectos:

• o sistema ferroviário do sul do Brasil no final do século 19 e início do século 20 e o papel da “Compagnie Auxiliare des Chemins de Fer au Brésil”;

• a construção da Vila Belga e o papel de Gustave Vauthier;

• outras presenças belgas no patrimônio de Santa Maria.

Transmissão: https://www.facebook.com/sai.ufsm

 

Contamos com a participação de todos. 

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes