Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Oportunidade: Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, oferece programa de mobilidade para professores

Mobilidade ocorrerá no primeiro semestre de 2022/2023, com disponibilidade de alojamento e custeio de viagem.

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB, Portugal) divulgou o Edital 22/23-S1, que promove a seleção de professores para um programa de mobilidade internacional. A oportunidade tem como objetivo a internacionalização, a investigação aplicada e a inovação formativa, abrangendo as áreas de Enfermagem, Engenharia Mecânica, Farmácia, Geografia, Gestão, Jogos Digitais, Jornalismo, Marketing Digital, Música e Veterinária.

O programa oferecerá alojamento de professores visitantes na Residência Internacional de Professores do IPB, além de custear as viagens de ida e volta para participação no programa. A mobilidade ocorrerá no primeiro semestre letivo de 2022/2023, que se inicia em 19/09/2022 e termina em 19/02/2023. Os professores visitantes deverão desempenhar as seguintes atividades:

1. Lecionar uma disciplina de um ciclo de estudos do IPB (tipicamente de 6 créditos ECTS, 4 horas letivas/semana);
  2. Realizar um plano de pesquisa, a concretizar em cooperação com pelo menos um professor do IPB e preferencialmente integrado nas unidades de I&D do IPB;
  3. Os professores visitantes poderão igualmente participar em projetos de inovação pedagógica em curso no IPB, nomeadamente, o projeto Demola, outros módulos e mestrados inovadores, o programa Mentoring Academy e iniciativas de voluntariado.

Para participar, os candidatos devem ter doutorado e um currículo científico de impacto internacional em alguma das áreas citadas acima, submetendo sua candidatura na plataforma do Instituto (http://www.ipb.pt/go/z318) até o dia 15/01/2022. A candidatura deve incluir, em um único arquivo em formato PDF, uma carta de motivação (descrevendo a área de atuação e o plano de trabalhos da sua preferência) e o curriculum vitae do candidato.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI