Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Oportunidade: bolsa de estudos para mestrado na Vrije Universiteit Brussel, na Bélgica

Acordo de cooperação bilateral entre UFSM e VUB possibilitam a realização de mestrado na Bélgica.

Novas vagas para o Programa de Bolsas de Mestrado para Excelentes Alunos (Master Mind Scholarships Fellowship Programme for Excellent Students) estão sendo oferecidas pelo governo flamenco. A bolsa oferecida consiste em um valor fixo de €8.400 e uma taxa de matrícula reduzida para estudar na Vrije Universiteit Brussel, localizada na cidade de Bruxelas. A inscrição deve ser feita online, neste link, até 25 de fevereiro de 2022, às 17h (horário de Bruxelas). Para mais informações sobre a bolsa de estudos, acesse este link

É importante destacar que candidatar-se a uma vaga na VUB não significa uma candidatura à bolsa de estudos e vice-versa, e que antes de concorrer à bolsa, o candidato precisa de uma carta de admissão emitida pelo Escritório de Educação e Administração de Estudantes da VUB. A oportunidade será concedida durante a duração do programa de mestrado, ou seja, por um ou dois anos. No caso do programa de dois anos, a bolsa será perdida se o candidato obtiver menos de 54 ECTS no primeiro ano. A Vrije Universiteit Brussel cobrará aos alunos bolsistas uma menor taxa de mensalidade (115,80 para o ano letivo 2022-2023) e ao perder a bolsa, a mensalidade integral será solicitada.

Para ser elegível para a oportunidade, o candidato deve satisfazer os seguintes requisitos:

• Tem que ser admitido para assumir um programa de mestrado inicial no Vrije Universiteit Brussel. Deve ser incluída com o arquivo de solicitação de bolsa uma cópia da carta de admissão emitida pela VUB-Educação e Administração de Estudantes.

• Deve ter um alto padrão de desempenho acadêmico, nos moldes a seguir:

1. Ter um CGPA de 3.5 de 4.0  (que pode ser calculado através deste link

2. Ter passado em um teste de idioma. O candidato deve ter uma pontuação mínima de 94 em um iBT TOEFL, min. Banda 7 em um módulo acadêmico de teste IELTS ou uma pontuação de min. 170 na Escala de Qualificação em Inglês de Cambridge (CEQS). Durante o período COVID 19 serão aceitas versões on-line do TOEFL iBT e IELTS. Atestados ou outros testes de idiomas diferentes do que os mencionados acima não serão aceitos.

A bolsa totalizará no máximo 8.400 por ano letivo, no entanto, como viver em Bruxelas é caro, ela não cobrirá todos os custos. Mais informações sobre o custo de vida podem ser encontradas aqui e sobre habitação, aqui. Embora o holandês seja a principal língua de instrução na VUB, há também programas de mestrado ensinados em inglês. Mais informações sobre os programas master iniciais podem ser encontradas neste link, enquanto dúvidas sobre o procedimento e processo de aplicação da VUB online devem ser dirigidas diretamente ao Escritório de Educação e Administração de Estudantes da VUB, através deste contato.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI