Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

SAI realiza encontro virtual de acolhimento para estudantes estrangeiros

Sessão reuniu estudantes estrangeiros, coordenadores de cursos e membros da SAI, que discutiram perspectivas de acolhimento para o semestre que inicia na semana que vem



Na manhã do dia 04 de abril, a Secretaria de Apoio Internacional (SAI) realizou um encontro virtual para acolher e integrar os estudantes estrangeiros que irão estudar na UFSM durante o primeiro semestre de 2022. A ação é organizada e coordenada pelo Núcleo de Acolhimento da secretaria, que geralmente realiza atividades de forma presencial, apresentando aos estudantes estrangeiros a cultura brasileira e gaúcha. Confira nestes links registros da Semana do Acolhimento dos anos de 2018 e 2019

Da esquerda para direita: o servidor Leonardo Nunes Amaral, a tradutora Amy Graham Lee, a estudante Virginie Sellier, o estudante Constantino Milagre Machado, a servidora Gracielli Mainardi, o secretário Dr. Paulo Bayard, a estudante Nadia Soledad e o secretário adjunto Júlio César Rodriguez.

A reunião foi mediada pelo servidor Leonardo Amaral Nunes, responsável pelo Núcleo de Acolhimento, que iniciou dando as boas-vindas a todos os novos estudantes estrangeiros da UFSM. Em sua fala, explicou que a reunião era um ponto de partida para a estadia destes estudantes dentro do ambiente acadêmico da instituição, colocando a SAI como ponto de convergência para orientações e solução de quaisquer problemas que possam aparecer ao longo do semestre. Ele também destacou o envio de dois documentos essenciais para a estadia dos estudantes ao longo do semestre: o Guia do Estudante Internacional, desenvolvido pela própria SAI, com informações específicas para alunos estrangeiros e o Manual de Sobrevivência para Estudantes da UFSM, organizado pela Unidade de Comunicação Integrada e o projeto UMA – Universidade Meio Ambiente, voltado para toda a comunidade acadêmica.

A seguir, cada membro presente na reunião teve seu momento de apresentação. Começando pelo Professor Dr. Paulo Bayard Dias Gonçalves, secretário de relações internacionais da UFSM. O professor saudou todos os presentes, principalmente as coordenações de curso e à equipe da SAI, que auxiliaram nas mobilidades. Ele aproveitou para dar as boas vindas e agradecer aos estudantes pela escolha do Brasil e da UFSM para sua mobilidade, citando essa oportunidade como uma forma de compartilhar culturas e de crescimento mútuo, tanto para o aluno quanto para a instituição. Também os convidou às possibilidades de vivências dentro e fora do campus, recomendando visitas à Quarta Colônia, às Missões e a Gramado e Canela, para maior imersão na rica cultura gaúcha.

Em seguida, a servidora Gracielli Mainardi, responsável pelo Núcleo de Programas Multilaterais e Estágios, saudou os novos estudantes, explicando como o seu trabalho é voltado à construir uma ponte entre os programas de mobilidade e os alunos, mas que também inclui o seu acolhimento e bem-estar dentro da instituição. Ela destacou que as mobilidades que estão se iniciando neste semestre são resultado de um processo iniciado ainda no início de 2021, quando os cursos de graduação e pós-graduação foram convidados a disponibilizar vagas através de diversos programas coordenados pela SAI. Finalizando, ela declarou estar muito feliz com a chegada de novos estudantes estrangeiros na UFSM e relembra que a SAI está continuamente disponível para auxiliá-los em qualquer necessidade.

Continuando o encontro, o Prof. Dr. Tiago Zardin Patias, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios do campus da UFSM em Palmeira das Missões, apresentou o estudante Constantino Milagre Machado, natural de Moçambique e que ingressou na universidade através do ProAfri – Programa de Formação de Professores de Educação Superior de Países Africanos. Constantino, agradeceu a oportunidade de estar presente na UFSM, declarando que espera adquirir novos conhecimentos e desenvolver suas habilidades acadêmicas. A seguir, também falou o Prof. Dr. Marcos Daniel de Freitas Awruch, Coordenador do curso de Engenharia Aeroespacial, que irá receber o estudante André Linares, natural da Guatemala e aluno ligado ao PEC-G – Programa Estudante Convênio de Graduação. Ele se declara ansioso pela chegada do aluno, que já se encontra em solos brasileiros e no momento está em trânsito até Santa Maria.

Os próximos a se apresentarem foram Adelicio Lucas Alberto e Nadia Soledad. Adelicio é natural de Moçambique e estudante da pós-graduação em Química, declarando que está animado para o início das aulas e que pretende aprender muito dentro da UFSM, aperfeiçoando principalmente sua pesquisa, visando melhorar seu trabalho em seu país natal. Já Nadia, é natural do Chile, sendo estudante de Pós-Graduação em Engenharia Civil e membro do Programa de Construção Civil e Preservação Ambiental, 

A seguir, Leonardo Nunes introduziu a programação do Curso Intensivo de Língua Portuguesa, ministrado pelo Laboratório Entrelínguas da UFSM, coordenado pela Prof. Dra. Eliana Sturza. A ação terá início ainda nesta semana, a partir do dia 05 de abril, acontecendo de forma virtual. O curso é uma forma de dar apoio aos estudantes, não apenas no conhecimento inicial da língua portuguesa, mas também para nivelá-los, permitindo um aperfeiçoamento individual que complementa ainda mais a estadia no Brasil, atendendo as necessidades de cada um. Representando o Laboratório, a bolsista Chaiane Vieira falou de forma breve sobre a programação do curso, que seguirá ocorrendo e acompanhando os estudantes até o fim do semestre.

Iniciando o encerramento da reunião, a tradutora da SAI, Amy Graham Lee, fez uma breve apresentação em inglês da SAI, voltada especificamente para a aluna Virginie Sellier, que ainda não domina a língua portuguesa. Virginie é natural da França e estudante da pós-graduação em Engenharia Ambiental. Finalizando a reunião, o Prof. Dr. Júlio César Rodriguez, secretário adjunto de relações internacionais da UFSM, deu boas vindas a todos os alunos, agradecendo a escolha da UFSM como universidade para mobilidade e reiterando que a SAI segue à disposição para qualquer necessidade.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-402-3045

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes