Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

SAI realiza homenagem no encerramento do curso de Introdução à Cultura Chinesa

Profa. Ana Qiao, alunos da turma do Curso de Introdução à Cultura Chinesa e o Reitor Paulo Burmann.

A Secretaria de Apoio Internacional realizou na última quarta-feira (19/05) o encerramento da turma do curso de Introdução à Cultura Chinesa, oferecido em parceria com a Universidade Normal de Hebei (China). O curso foi ministrado pela Professora Ana Qiao, Diretora Chinesa do Confucius Classroom na Universidade Federal Fluminense (CC-UFF) e professora na Universidade Normal de Hebei.

O curso de Introdução à Cultura Chinesa teve carga horária de 30 horas, com dois encontros semanais entre os meses de março e maio e foi oferecido de maneira gratuita a alunos e servidores da UFSM e de instituições parceiras e contou com a participação de 95 alunos.

O encerramento teve a participação do reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, e dos membros da equipe da SAI. Na ocasião foram feitos vários agradecimentos à participação da Profa. Ana Qiao, não só como instrutora do curso, mas também como a principal responsável pela articulação necessária para que este e outros dois cursos fossem possíveis de serem ofertados a toda a comunidade da UFSM e instituições parceiras. Ao final da homenagem, a Professora Paola de Azevedo Mello, Assessora Adjunta para Assuntos Internacionais na SAI, fez o encerramento do encontro destacando a importância da aproximação entre a UFSM e a Universidade Normal de Hebei que possibilitou a oferta destes cursos e a assinatura de Acordo de Cooperação Internacional entre as instituições. Desta forma, a UFSM amplia seu quadro de países com os quais mantém convênios bilaterais e também sua atuação global.

Nas próximas semanas ocorrerá a finalização dos demais cursos ofertados por esta parceria: Introdução à Língua Chinesa I e Introdução à Medicina Tradicional Chinesa, todos ministrados por professores chineses vinculados à Universidade Normal de Hebei.