Ir para o conteúdo BIBLIOTECAS Ir para o menu BIBLIOTECAS Ir para a busca no site BIBLIOTECAS Ir para o rodapé BIBLIOTECAS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

E-books da Saúde integrados à Minha Biblioteca



A partir de 16 de dezembro de 2019 os e-books assinados para a área da Saúde, que estavam na plataforma E-volution, serão integrados à plataforma Minha Biblioteca.A mudança ocorreu após anúncio na mídia de que o GEN, um holding editorial brasileiro fundador da plataforma Minha Biblioteca, comprou o catálogo em português da Elsevier. O E-volution, plataforma de e-books da Elsevier, portanto, deixou de ser um serviço independente e foi integrado à Minha Biblioteca.

Para a comunidade acadêmica da UFSM não haverá mudanças: os mesmos e-books estarão disponíveis através do Serviço de Descoberta e da plataforma Minha Biblioteca.

E-books e recursos online disponíveis através das bibliotecas da UFSM

No site das Bibliotecas há duas páginas direcionadas aos recursos online disponíveis para a comunidade acadêmica da UFSM (discentes, docentes e TAEs): na página E-books está a lista de catálogos de e-books disponíveis e a página Normas ABNT/MDT oferece o link para os recursos relacionados à normatização de trabalhos acadêmicos.

Os e-books da UFSM são adquiridos atualmente de três formas: doação, compra perpétua ou assinatura.

E-books adquiridos por doação são integrados à coleção e disponibilizados no catálogo das bibliotecas quando há permissão expressa do autor ou quando a obra é de acesso aberto.

Há também e-books adquiridos por compra perpétua, modalidade na qual os arquivos digitai são reconhecidos como patrimônio da Universidade. Estas obras podem ser indicadas por docentes como bibliografia de curso, pois não há risco das bibliotecas perderem seu acesso.

Já o acesso aos e-books assinados depende da disponibilização de recursos para a manutenção de um contrato e assinatura com seu respectivo fornecedor, como é o caso da plataforma Minha Biblioteca. Não é recomendada a indicação de livros que só possam ser acessados através destas plataformas para bibliografia de curso, pois a interrupção do contrato ocasionará no fim do acesso à obra.


Publicações Recentes