Ir para o conteúdo BIBLIOTECAS Ir para o menu BIBLIOTECAS Ir para a busca no site BIBLIOTECAS Ir para o rodapé BIBLIOTECAS

As Bibliotecas cumprem seu papel

Publicado na sexta-feira (7/8), o resultado da Autoavaliação Institucional 2019/2020, o questionário ficou aberto à comunidade acadêmica, de 6 de novembro de 2019 a 31 de março deste ano. A coleta de dados foi divulgada pela Pró-reitoria de Planejamento da UFSM e mostrou que 8964 participantes da comunidade (29% do total de aptos) contribuiu com o levantamento de dados.

A Autoavaliação Institucional é um instrumento norteador dos caminhos da Universidade Federal de Santa Maria para atingir os objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (2016-2026) manifestado pelos docentes, discentes e técnicos-administrativos da UFSM. A autoavaliação utiliza uma escala de notas até 6 e apresentou a pontuação das Bibliotecas nas dimensões infraestrutura acadêmica (acervos físicos e digitais) com notas de 4.90 a 5.35; e na dimensão infraestrutura (espaços físicos), com notas de 5.18 a 5.44. Os índices demonstraram que as Bibliotecas da UFSM cumprem seu papel institucional, pois têm aprovação acima da média junto à comunidade acadêmica nos diferentes níveis de ensino da instituição: graduação, ensino médio/técnico, EAD e pós-graduação.

As equipes das Bibliotecas da UFSM têm nesta demonstração um indicativo claro de não apenas alinhamento com os objetivos institucionais, mas de alinhamento às necessidades da comunidade acadêmica. As bibliotecas buscam oferecer acervos atualizados e acessíveis, para modernizar os serviços à comunidade acadêmica, oferecer ambientes de estudo, pesquisa, reunião e apresentações, além de, é claro, proporcionar espaços acolhedores para concentração e descanso. A comunidade no entanto, pode sugerir melhorias e adequações na busca de mais qualidade nos serviços e nos espaços através dos canais de comunicação das Bibliotecas UFSM.

As Bibliotecas da UFSM em seu dia a dia, cumprem importantes atividades e ações que apoiam a comunidade. Administram espaços físicos (conforto, segurança, sinalização, organização, limpeza, tecnologias, proteção do patrimônio); prestam serviços presenciais e à distância (atendimentos in loco e online); mantém boa relação com a comunidade; divulgam e disseminam a informação científica; informam a comunidade sobre serviços; fazem a guarda e fornecem acesso a conteúdos relevantes ao ensino; realizam processos de compra de material bibliográfico e de assinaturas digitais com o uso adequado de recursos públicos; realizam orientações ao uso dos catálogos e capacitações especificas em prol da pesquisa de materiais físicos ou digitais; realizam a guarda e provem acesso à produção cientifica da instituição; facilitam acesso às fontes de pesquisa de informações fidedignas; apoiam a formação das pessoas e com isso aproximam as pessoas através do livre transito ao conhecimento da construção de suas trajetórias de vida.

No fazer de cada servidor público das Bibliotecas da UFSM em suas mais diversas atividades realizadas, o apoio dos bolsistas, dos trabalhadores e trabalhadoras terceirizados que mantêm os ambientes higienizados, que orientam quanto à circulação e mantêm a segurança; existem valores importantes que agregam qualidade aos serviços prestados pelas Bibliotecas da UFSM e que retornam vez por outra, em forma de um agradecimento presencial, ou em índices manifestados nesta autoavaliação.

Lembramos também que diversos setores da UFSM trabalham de maneira coordenada para apoiar e atender os encaminhamentos das Bibliotecas para atingir qualidade em seus serviços, estendemos o agradecimento aos colegas servidores da Pro-Reitoria de Administração (e suas unidades DEMAPA, DIPAT, DCF e Imprensa), da Pro-Reitoria de Graduação, da Pro-Reitoria de Infraestrutura (nas mais variadas instalações e manutenções), da Pro-Reitoria de Planejamento e ao Centro de Processamento de Dados (CPD) sempre presente nas questões de tecnologia.

As Bibliotecas da UFSM agradecem este reconhecimento referenciado na autoavaliação e afirmam que seguirão contribuindo no acesso à informação e ao bem-estar das pessoas, seu principal motivo de existir. As Bibliotecas são locais onde o espirito cientifico, criativo e inovador encontra espaço para conviver em prol de uma sociedade mais desenvolvida, justa e que respeite todas as pessoas.