Criado em novembro de 2016, o Portal do Patrimônio serve para a manutenção da carga patrimonial da UFSM, ou seja, para o cuidado e controle de todos os materiais que pertencem a instituição. O Portal, desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados, foi criado para desburocratizar e facilitar os processos de trocas de bens do patrimônio entre setores, inventariar os bens de forma fácil, ágil e digital. Já tem sido procurado por outras instituições, para troca de experiências
Para facilitar os tramites em janeiro de 2017 foi lançado um aplicativo do Portal do Patrimônio, desenvolvido pelo CPD em parceria com a Divisão de Patrimônio e DEMAPA. Ele está disponível para download na Play Store. Nele os chefes de departamento devem designar agentes patrimoniais para poder utilizar o app (o login é feito com usuário e senha dos portais).
O aplicativo funciona da seguinte forma:
É preciso conexão em dois momentos: na identificação do acesso e na hora de enviar as conferências para o portal.
Durante as conferências o app pode estar offline.
O aplicativo possui leitor de código de barras, que facilita o processo de conferência do patrimônio e serve como uma ferramenta de apoio para o Portal.
Além disso, há uma ligação direta com sustentabilidade, pois além de facilitar o processo, há uma economia gigantesca no consumo de folhas de papel.
Lembramos que os inventários devem ser encaminhados até o dia 30 de junho.