Ir para o conteúdo CPD Ir para o menu CPD Ir para a busca no site CPD Ir para o rodapé CPD

Novo site institucional da UFSM está no ar

Está no ar o novo site institucional da UFSM. A reformulação teve como objetivo construir um novo portal mais seguro, com melhor distribuição dos conteúdos, de acesso mais ágil e acessível. As mudanças no layout deixaram o visual mais limpo, com melhor visibilidade e usabilidade, seguindo o padrão definido pelas normativas para os sites de órgãos ligados ao governo federal. O novo modelo também é totalmente responsivo, ou seja, se adapta à visualização em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

O reitor Paulo Afonso Burmann comemora o lançamento e salienta que o site da UFSM representa o principal espaço da instituição no ambiente virtual. Para o reitor, o novo site “consiste num instrumento importantíssimo para a divulgação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação produzidas em nossa Universidade”. “Ele articula de forma orgânica todos os setores da comunidade acadêmica, valorizando a atuação de nossos estudantes e servidores e contribuindo para a UFSM consolidar-se, cada vez mais, como uma universidade de excelência”, salienta Burmann.

A migração do conteúdo para o novo site vem sendo desenvolvida por uma equipe multisetorial e multiprofissional, envolvendo técnico-administrativos, professores e estudantes. A ação vem sendo coordenada pelo Centro de Processamento de Dados (CPD) e pelo GT Site, que congrega também servidores da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), da Coordenadoria de Comunicação Social, do Departamento de Ciências da Comunicação, da Coordenadoria de Ações Educacionais/Núcleo de Acessibilidade e da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor.

Neste primeiro momento, foram lançados o portal principal, para Estudantes, para Servidores, os sites das pró-reitorias, Demapa, Derca, CPD, Gabinete do Reitor e Unidade Ipê Amarelo. Gradativamente, o conteúdo das demais unidades e órgãos serão migrados, conforme calendário definido pelo CPD e GT Site. Os responsáveis pela migração entrarão em contato com cada unidade ou órgão para orientação sobre o trabalho.

Para dúvidas ou sugestões sobre o site, entre em contato com o Centro de Processamento de Dados (CPD), junto ao ramal 8601.

Principais mudanças

No novo site, a estrutura de distribuição de conteúdos foi totalmente repensada para facilitar o acesso e a busca pelas informações e serviços que estão disponíveis para público interno e externo. O novo menu vertical traz informações institucionais, de ingresso, ensino, pesquisa e extensão, além dos dados de transparência. Também terão destaque as principais notícias da Universidade, as utilidades mais acessadas, um espaço multimídia e a agenda de eventos.

As áreas de servidores e estudantes foram reformuladas. Elas agora trazem todos os portais e serviços mais acessados por cada segmento de forma mais acessível. Lá estão também as notícias direcionadas ao público interno, bem como as oportunidades de bolsas e cursos.

Fonte: Portal de Notícias UFSM