Ir para o conteúdo CPD Ir para o menu CPD Ir para a busca no site CPD Ir para o rodapé CPD

Golpe de Phishing: UFSM alerta para e-mail falso que oferece vagas para a prestação de serviços temporários

A Universidade Federal de Santa Maria emitiu ontem (13) um alerta a professores, técnico-administrativos em educação, estudantes e toda a comunidade acadêmica para a ocorrência de golpe que oferece vagas de emprego temporário.

De acordo com informações do Gabinete do Reitor, um e-mail utilizando o nome de docentes da Instituição tem circulado oferecendo vagas para a prestação de serviços temporários sem vínculo empregatício, na realização de concursos e vestibulares em todo país. A mensagem indica que os interessados serão contratados imediatamente mediante o depósito de um valor financeiro.

Esse tipo de e-mail malicioso é bastante comum e trata-se de um golpe de Phishing Scam. O Phishing é uma fraude que ocorre por meio do envio de mensagens eletrônicas se passando por alguma comunicação oficial como bancos, universidades, ou outros sites nos quais você confia induzindo os usuários a fornecerem dados pessoais.

Se você suspeitar que qualquer e-mail recebido pode se tratar de uma fraude, é recomendado buscar informações em sites onde pode-se visualizar casos de Phishing já identificados, como o Catálogo de Fraudes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Neste exemplo, é possível identificar uma fraude já catalogada bastante semelhante à ocorrida na Universidade.

Na UFSM, também é possível reportar quando esse ou qualquer outro incidente de segurança ocorre à equipe de segurança do CPD. Na página Reportar Incidente de Segurança, você confere um tutorial de como realizar essa solicitação.

Informações: Equipe de Segurança do Centro de Processamento de Dados da UFSM