Ir para o conteúdo CPD Ir para o menu CPD Ir para a busca no site CPD Ir para o rodapé CPD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

VPN (Virtual Private Network) UFSM



O CPD disponibiliza um novo serviço de VPN, denominado VPN UFSM, o qual foi implementado no NGFW (Next Generation Firewall) da UFSM e substituirá a VPN disponibilizada em março de 2020.

Por meio da VPN UFSM é possível que usuários estabeleçam conexões remotas de forma segura com dispositivos localizados na rede da UFSM, como se o usuário estivesse  fisicamente na rede da Universidade. Ou seja, os usuários poderão realizar o acesso remoto à área de trabalho do Windows (via RDP) e acessar hosts com sistema operacional Linux via SSH. Além disso, será possível acessar serviços disponibilizados internamente (por servidores com endereço IP privado).

  1. Qual tipo de equipamento posso utilizar para conectar à VPN UFSM?
    O serviço VPN UFSM possui o software agente oficial, denominado Global Protect (desenvolvido pela Palo Alto, que é a fabricante da solução NGFW) para dispositivos com sistemas operacionais Windows e MAC OS.
    Em dispositivos com sistema operacional Linux é possível utilizar um software alternativo, denominado Global Protect VPN, desenvolvido pela comunidade open source e que apresenta as mesmas funcionalidades do software agente oficial.
  2. Como utilizar a VPN UFSM?
    Para realizar o primeiro acesso em dispositivos com sistema operacional Windows (7 ou mais recente) ou MAC OS, o usuário deverá acessar o portal https://vpn.ufsm.br , inserir suas credenciais utilizadas nos portais (CPF e senha) e realizar o download do software agente de acordo com seu sistema operacional.
    Após, o usuário deve realizar a instalação do software agente. Com o software instalado, o usuário deverá executá-lo e inserir suas credenciais para conectar a VPN UFSM. Para mais informações, acessar o tutorial de acordo com o seu sistema operacional:

    Para dispositivos com sistema operacional Linux não é necessário acessar o portal https://vpn.ufsm.br , pois a instalação do software agente pode ser realizada seguindo os passos apresentados neste tutorial: Tutorial Linux

  3. Posso continuar utilizando o serviço VPN disponibilizado pelo CPD em março de 2020?
    O antigo serviço de VPN será descontinuado a partir do dia 01/06/2023. Após essa data, para acessar a rede da UFSM remotamente apenas com o novo serviço, o qual já pode ser utilizado por toda a comunidade acadêmica.
 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-350-2182

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes