Ir para o conteúdo CPD Ir para o menu CPD Ir para a busca no site CPD Ir para o rodapé CPD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) implanta o Login Gov.br



Os portais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) podem ser acessados por meio do login único do Governo Federal – Gov.br.  O serviço de acesso ao login único pelos portais institucionais foi implementado pelo Centro de Processamento de Dados (CPD). Essa iniciativa faz parte do Plano de Transformação Digital (PTD) da UFSM, pactuado com a Secretaria do Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SGD-MGI), que prevê a disponibilização de canal digital para atendimento de uma série de serviços oferecidos pela UFSM, integrados com o login único do Gov.br. Outro serviço que será disponibilizado em breve e que faz parte do PTD é a avaliação de serviços do governo federal. O serviço de acesso com o login gov.br está disponível desde o dia 24 de agosto de 2023.

Como funciona:

Ao fazer o login nos portais, o usuário pode escolher entre utilizar o seu usuário e senha institucionais (Autenticação Padrão)  ou CPF e senha do Gov.br (Login Cidadão gov.br). Essa ferramenta pode ser útil, por exemplo, em casos de esquecimento de login/senha ou para alunos evadidos que precisem acessar o portal do aluno e que tenham esquecido a matrícula e/ou a senha.

Após realizar o login pelo Gov.br os portais verificam se o CPF possui vínculo com a UFSM e então autorizam o acesso. Caso o usuário possua mais de um vínculo com a UFSM (várias matrículas), antes de entrar no portal desejado, ele deve selecionar qual dos vínculos deseja utilizar. Isso garante que pessoas que não possuam vínculo com a UFSM não acessem os portais indevidamente, mesmo com o login do Gov.br.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-350-2326

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes