O Centro de Processamento de Dados (CPD) da UFSM alerta a comunidade acadêmica para a circulação de e-mails falsos enviados a endereços institucionais. As tentativas de golpe simulam comunicações oficiais e solicitam ações como “validar certificados”, “atualizar dados” ou “confirmar senhas”. Esse tipo de fraude é conhecido como phishing e tem como objetivo roubar credenciais de acesso. Uma das formas de identificar essas mensagens suspeitas é observar o remetente: em muitos casos, os endereços utilizados são incomuns ou não apresentam relação com a UFSM.
Para reforçar a segurança digital, o CPD orienta:
• Desconfie de links recebidos por e-mail, mesmo que aparentem ser legítimos.
• Nunca informe sua senha institucional fora dos portais e sistemas oficiais da UFSM.
Como medida de prevenção, os usuários podem consultar a Cartilha de Segurança para Internet, desenvolvida pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), serviço do NIC.br, braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A cartilha reúne recomendações práticas para aumentar a segurança no uso da internet, explica conceitos fundamentais, apresenta riscos relacionados a diferentes tecnologias e traz dicas de boas práticas para proteger dados, dispositivos e credenciais. O material é uma referência nacional e busca apoiar usuários no uso consciente e seguro da rede.
Em caso de suspeita ou ocorrência de incidentes de segurança, como recebimento de e-mails maliciosos, acessos não autorizados ou uso indevido de dados, o CPD disponibiliza um canal oficial para registro e acompanhamento. O procedimento pode ser realizado pelo serviço “Reportar incidente de Segurança da Informação”. Além disso, o CPD mantém em seu site uma seção com Dicas de Segurança, que orienta sobre práticas seguras no uso da Internet, criação de senhas, autenticação de dois fatores e prevenção contra diferentes tipos de golpes virtuais.