Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Intervenção arquivística no acervo documental acumulado da PROGEP

No período de 07 a 14/04/2015 foi realizada uma atividade de intervenção arquivística no acervo documental acumulado da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), com a finalidade de preservação de parte da memória institucional acerca das políticas de recursos humanos e da vida funcional do quadro técnico-administrativo e docente da UFSM. O trabalho integra as políticas de gestão documental na Universidade, mais especificamente, de implementação do Arquivo Setorial da Administração Superior, sendo coordenado e executado pela equipe de arquivistas do Departamento de Arquivo Geral (DAG), com o apoio de pessoal terceirizado e bolsistas.

O acervo compreende a documentação gerada de 1954, anterior a criação da Universidade em 1960, até a década de 1990, predominando o período compreendido entre as décadas de 1960 a 1980. A primeira etapa do trabalho consistiu na higienização e na identificação preliminar dos documentos, visando fornecer subsídios à realização das etapas posteriores de arranjo, descrição e difusão do acervo documental. Os documentos foram recolhidos à Divisão de Arquivo Permanente onde serão classificados, avaliados e descritos, obedecendo aos instrumentos de gestão de documentos da administração pública e as políticas arquivísticas do DAG, sendo futuramente integrados ao fundo documental da PROGEP.

FotoCris

Autoria da Imagem: Cristina Strohschoen