Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Memória Sonora da Rádio UFSM Resgata Fitas

Na última semana de abril foram resgatadas, para o acervo histórico da UFSM, aproximadamente 300 fitas magnéticas de rolo com gravações do programa “Antes que a Natureza Morra” da Rádio UFSM. As fitas estavam depositadas no sótão da antiga casa da mãe do professor James Pizarro, ex-docente do Departamento de Biologia da UFSM e coordenador do programa.

O programa “Antes que a Natureza Morra” foi transmitido pela rádio da universidade por 26 anos, a partir de 1977. Era referência para os ambientalistas gaúchos, pois foi o primeiro programa do Estado do Rio Grande do Sul focado em ecologia e meio ambiente. Foi considerado pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) e pela RADIOBRAS como o “programa pioneiro” no país no sentido de conscientizar ecologicamente o povo.

O resgate das fitas foi uma ação importante do projeto “Preservação e Difusão de Memória Sonora no Acervo da Rádio Universidade da UFSM”. O projeto é coordenado pela arquivista do Departamento de Arquivo Geral (DAG) da UFSM, Cristina Strohschoen, desde 2012. Nesta etapa, o acervo de 876 fitas de rolo está em processo de digitalização para proporcionar o acesso às informações aos pesquisadores. Para promover a difusão do acervo sonoro e da memória institucional da UFSM o acervo será descrito no ICA-AtoM.

Foto: Marcos M. Paulo, bolsista do Arquivo Fotográfico DAG UFSM