Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 003 Oftalmologista Recebe Título de Professor Honoris Causa da UFSM

Em 30 de abril de 1969 a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) concedeu o título de Professor Honoris Causa ao Dr. Ramón Castroviejo Briones, em solenidade na Sala dos Conselhos.

O Dr. Ramón foi um famoso cirurgião oftalmologista conhecido por melhorar a técnica de transplante de córnea. Nascido na Espanha em 1904, formou-se na Universidade de Madri em 1927 e radicou-se nos Estados Unidos. Faleceu em 1987. Apesar de não ser o primeiro a enxertar com sucesso córnea humana, ele melhorou a técnica da operação em 1930 e 1940, o que levou a adoção mundial de transplante de córnea como uma forma padrão de lidar com a patologia da córnea severa. Castroviejo também projetou inúmeros instrumentos oftalmológicos.

Após a solenidade foi oferecido um almoço na SOCEPE, em sua homenagem, onde recebeu a medalha de ouro da UFSM. O cirurgião veio acompanhado da Sra. Pastorinha Dutra, esposa do Ministro da Educação Tarso Dutra, de quem é amigo há anos. Sua vinda ao Brasil se deve ao XV Congresso Brasileiro de Oftalmologia, ocorrido em Porto Alegre.

Esse evento ocorreu no ano em que a Faculdade de Medicina comemorava seu 15º aniversário, mesmo ano em que formou 98 médicos, que totalizaram 601 médicos desde sua fundação. Castroviejo manifestou surpresa de ter encontrado no Reitor Mariano da Rocha tão grande amor à juventude e à educação.

No Hospital Universitário (HUSM), desde 2013, começou a ser desenvolvido o Consultório Itinerante de Oftalmologia do Programa Saúde na Escola (criado pelo Governo Federal), tendo como público alvo crianças em idade escolar e adultos integrantes do Programa Brasil Alfabetizado. O objetivo do programa é realizar o diagnóstico precoce e providenciar a confecção imediata de óculos de grau para alunos de escolas públicas.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1969.075.001.

Texto: Cristina Strohschoen, arquivista do Departamento de Arquivo Geral da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia em preto e branco. Em uma sala de paredes em madeira e escura, dois homens se cumprimentam ao centro da sala enquanto um homem mais à esquerda e uma mulher mais à direita os observam e batem palmas. Todos tem a pele clara. Ao fundo as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e da UFSM. Todas as pessoas estão atrás de mesas, que formam a letra “U” no ambiente.

Comissão de Audiodescrição da UFSM.

Artigo em Libras