Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 010 Intercâmbio entre as Rádios Universidade UFSM e Deutsche Welle da Alemanha

A Rádio Universidade 800 AM da Universidade Federal de Santa Maria foi ao ar pela primeira vez em caráter experimental em 28 de abril de 1968, mas sua instalação oficial aconteceu apenas no dia 27 de maio daquele ano. Nos primeiros anos de funcionamento da rádio, a programação teve um forte caráter educativo, com o passar do tempo a programação se diversificou, dedicando espaços ao jornalismo geral e esportivo, música e artes, informação científico-cultural, aprendizado acadêmico e divulgação da instituição mantenedora.

Entre as ações realizadas pela rádio estava o estabelecimento de parcerias com emissoras de rádio estrangeiras. A intenção era que se mantivesse um intercâmbio de notícias e produções científicas entre diversos países. Então, foram firmadas parcerias com rádios da Inglaterra, França, Itália e entre elas com a rádio Deutsche Welle (DW) da Alemanha.

Esse convênio com a rádio alemã proporcionou aos estudantes de Comunicação Social a oportunidade de apresentar, em 2006, seis edições do Programa Radiolivro, em um curso de radioteatro da rede Deutsche Welle. O curso será ministrado em português na DW-Akademie, para jornalistas do Brasil, da África e do Timor Leste. Por convite do organizador do curso o grupo enviou as peças Macbeth; Alice no País das Maravilhas; O Pequeno Príncipe; Descanse em Paz, Meu Amor; A Guarda Cuidadosa e 5 Vezes Veríssimo.

Desta parceria também foi criado o programa “Música Nobre” na Rádio Universidade, apresentando produções das emissoras internacionais conveniadas com a rádio.

A DW-AKADEMIE é o instituto que inclui os departamentos de rádio, de formação jornalística e a equipe de desenvolvimento de projetos, em Bonn, bem como o departamento de televisão, em Berlim. Sua origem é o Centro de Formação Radiofônica, fundado em 1965. Desde lá, já formou e capacitou cerca de 11.000 profissionais de rádio da África, Ásia, América Latina, de países árabes e do Leste europeu.

Fotógrafo: Antonio Chiapinotto. Arquivo Fotográfico UFSM.1982.013.003.

Texto: Aline Márcia Prade, Acadêmica do 6º semestre do Curso de Arquivologia da UFSM

Audiodescrição da imagem: Fotografia em preto e branco, em plano geral, de cinco homens e uma mulher sentados ao redor de uma mesa retangular escura. Sobre a mesa, um óculos de sol e um folheto. Ao fundo, parede de revestimento acústico branco e um púlpito.

Comissão de Audiodescrição da UFSM.

Artigo em Libras