Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Alunos do Curso de História realizam prática no Arquivo Permanente

O Arquivo Permanente da Universidade foi um dos locais escolhidos pelos alunos do Curso de História da UFSM para realizar a disciplina de “Prática do Historiador em Arquivologia”, ministrada pela Professora Glaucia Vieira Ramos Konrad.

Seis alunos do Curso iniciaram o trabalho há cerca de duas semanas no acervo intitulado “Memória Acadêmica” que contempla os documentos da vida acadêmica dos primeiros estudantes da UFSM, no início de sua fundação. O acervo, composto por dossiês de alunos, diários de classe, relatórios de atividades, entre outros, é o objeto de pesquisa do Mestrado Profissionalizante em Patrimônio Cultural da Arquivista Maiara de Arruda Nascimento, que está supervisionando o trabalho dos alunos na referida documentação, como atividade do Mestrado na disciplina de “Docência Orientada II”.

Entre as atividades dos alunos, estão a descrição de 10 (dez) documentos do acervo, conforme as normas de descrição arquivística, a elaboração de  artigos relacionando os documentos descritos com o contexto histórico da época (1960 a 1973) e a possibilidade de publicação dos resumos dos artigos no jornal “A Razão”, de Santa Maria, o que contribuirá para a difusão do patrimônio documental da Universidade.