Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 028 A Imprensa Universitária



Fotografia quadrada em preto e branco de um homem sentado com as mãos sobre as teclas de uma grande máquina de linotipia no canto de uma sala. À esquerda, homem de perfil, virado à direita, com pele clara, cabelos curtos e escuros, veste jaleco, calças, meia e sapatos escuros e olha para a máquina à frente. A máquina é preta e tem o dobro da altura do homem sentado. À esquerda, correias verticais da altura da máquina e fios. Na parte superior, dois cilindros e ferragens que sustentam três grandes quadrados sobrepostos em diagonal descendente à direita. Na parte central, engrenagens e correias com uma lâmpada à esquerda e uma placa de metal, à direita, com a palavra Linotype, em alto-relevo e letras maiúsculas. Abaixo, o teclado com seis linhas de teclas pretas à esquerda, claras ao centro e brancas à direita. Na lateral direita da linotipo, uma folha branca pendurada e outra máquina gráfica. Ao lado do homem, um banco mocho com assento escuro e pés claros com pontas escuras. No chão, pontinhos brilhosos e caixa de madeira. Ao fundo, atrás do homem, placas quadradas brancas rejuntadas por estrutura escura. Atrás da máquina, janelas basculantes abertas.

A Imprensa Universitária, também conhecida como Gráfica da UFSM, presta serviços de impressão para toda a universidade e por muitos anos foi responsável pela impressão das provas dos extintos Vestibular e Peies.

 Em 1966, a Associação Santa-mariense Pró-Ensino Superior (ASPES), importou da Alemanha as primeiras máquinas de impressão. A gráfica foi construída do lado oeste da cidade universitária, no primeiro pavilhão com cobertura em semi-arco, onde operou por muitos anos. Possuía um moderno laboratório de fotolitografia, o mais usado pelos estudantes dos cursos de Artes Plásticas e Comunicação Social. Operava com máquinas Offset Poli Graf. P24, Guilhotina Eletrônica e Impressora Poligrafh.     

O relatório de atividades da UFSM de 1970 registrava uma equipe de funcionários constituída de 1 supervisor, 6 tipógrafos, 2 trabalhadores e 2 linotipistas os quais executaram 844 solicitações de serviços de impressão. Um ano após as solicitações dobraram, envolvendo diversas formas de serviços: papéis timbrados, certificados, diplomas, atestados, fichas, formulários, convites de formatura, revistas e boletins. Nesse mesmo ano sua denominação foi alterada para Imprensa Universitária.

Um ano mais tarde a gráfica foi transferida para o prédio seis da universidade, ao lado do Colégio Técnico Industrial – CTISM, onde funciona até hoje. Atualmente é um órgão subordinado à Pró-Reitoria de Administração (PRA) e um projeto para o novo parque gráfico da UFSM está sendo estudado, de forma que possa atender as solicitações da Editora da UFSM.

Estudos como os de Bufrem, que publicou em 2001 o livro Editoras Universitárias no Brasil, relatam que embora tenham refletido a cultura das universidades que as abrigaram, as antigas imprensas universitárias são parte de um passado em que as obras selecionadas com critérios duvidosos eram impressas, e não publicadas. A tendência atual é que se transformem em editoras universitárias.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1971.075.001.

Texto: Kátia Moreira, acadêmica do 5° semestre do Curso de Jornalismo da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia quadrada em preto e branco de um homem sentado com as mãos sobre as teclas de uma grande máquina de linotipia no canto de uma sala. À esquerda, homem de perfil, virado à direita, com pele clara, cabelos curtos e escuros, veste jaleco, calças, meia e sapatos escuros e olha para a máquina à frente. A máquina é preta e tem o dobro da altura do homem sentado. À esquerda, correias verticais da altura da máquina e fios. Na parte superior, dois cilindros e ferragens que sustentam três grandes quadrados sobrepostos em diagonal descendente à direita. Na parte central, engrenagens e correias com uma lâmpada à esquerda e uma placa de metal, à direita, com a palavra Linotype, em alto-relevo e letras maiúsculas. Abaixo, o teclado com seis linhas de teclas pretas à esquerda, claras ao centro e brancas à direita. Na lateral direita da linotipo, uma folha branca pendurada e outra máquina gráfica. Ao lado do homem, um banco mocho com assento escuro e pés claros com pontas escuras. No chão, pontinhos brilhosos e caixa de madeira. Ao fundo, atrás do homem, placas quadradas brancas rejuntadas por estrutura escura. Atrás da máquina, janelas basculantes abertas.

Comissão de Audiodescrição da UFSM.

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-805

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes