Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Audiodescrição de Fotografias na UFSM



Vivemos em uma sociedade imagética, em que se constata a presença marcante da cultura visual, mas não temos a prática de descrever o mundo visual para pessoas não-videntes.

 

A audiodescrição consiste na transformação de imagens em palavras para que informações-chave transmitidas visualmente não passem despercebidas e possam também ser acessadas por pessoas cegas ou com baixa visão.

Um Curso Avançado de Audiodescrição com carga horária de 165 horas foi oferecido pelo Núcleo de Acessibilidade da UFSM em setembro de 2015; e em novembro do mesmo ano foi nomeada, por Portaria do Reitor, a Comissão de Audiodescrição UFSM.

 Assim, de forma colaborativa, iniciamos a audiodescrição das fotografias publicadas nos artigos semanais do Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria, coordenado pelo Departamento de Arquivo Geral da UFSM.

O Projeto Retalhos tem como objetivo promover a difusão da memória fotográfica institucional e pretende assim, consolidar a importância do acervo de imagens fotográficas da UFSM.

 Os posters são publicados semanalmente às terças-feiras.

 Acesse a audiodescrição das imagens neste link:

http://w3.ufsm.br/dag/index.php/projetos-institucionais/8-paginas/78-projeto-retalhos-de-memoria-de-santa-maria

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-128

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes